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Os carros populares vêm perdendo participação nas vendas no Brasil. A fatia dos automóveis 1.0 atingiu 46,2% do total em janeiro, igualando o patamar registrado em novembro de 2008, logo depois do agravamento da crise mundial, que resultou na escassez de crédito. Em 2010, por exemplo, o percentual fechou em 50,8% na média, com o menor nível contabilizado em dezembro (48,0%). As informações são da Folha Online.
De acordo com os dados divulgados ontem, dia 7 de fevereiro, pela Anfavea (associação das montadoras), os veículos com motorização entre 1.0 e 2.0 representaram 52,0% dos licenciamentos em janeiro e os acima de 2.000 cilindradas, 1,8% do mercado.
Para o presidente da entidade, Cledorvino Belini, "ainda é cedo" para atribuir essa redução na participação dos carros populares no mix às medidas para frear os financiamentos no setor automotivo tomadas pelo governo federal no final de 2010. "Pode ser pontual de um mês, mas pode ser também (uma queda) em função da restrição de crédito. Em mais dois ou três meses poderemos chegar a essa conclusão", afirmou.
Outro motivo levantado por Belini é a maior participação dos importados nas vendas, alavancada pela desvalorização do dólar. Em janeiro, esses veículos - considerando na conta também comerciais leves, ônibus e caminhões - responderam por 23,5% do total emplacado, o maior patamar desde dezembro de 1998 (31,0%).
As 57.560 unidades vendidas representaram um crescimento de 33,9% ante o mesmo mês do ano passado. Já os licenciamentos de veículos fabricados no Brasil tiveram alta de 10,0% nesse mesmo comparativo (187.313).
Fonte: Folha Online, 7 de fevereiro de 2011

Categoria: Geral


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