O reflexo do aumento nos veículos pode ser visto pelas ruas de Piracicaba. O trânsito é cada vez mais intenso. Logo pela manhã, a região central da cidade já apresenta fluxo intenso desde as primeiras horas do dia. Há motorista que até compara o movimento com o de São Paulo (SP), cidade com o maior número de veículos no país.
Alguns problemas são apontados para o tráfego intenso na cidade. Além da falta de educação de alguns motoristas, a infraestrutura deixa a desejar em Piracicaba. Não há sincronização entre os semáforos. Em um trecho da Avenida Independência, por exemplo, o condutor consegue passar por dois sinais. No terceiro, já é obrigado a parar. Para o especialista em trânsito Rogério Alves, a sincronização dos semáforos ajudaria a melhorar a fluidez do trânsito. Outra solução, segundo ele, seria a implantação de corredores de ônibus na cidade.
Resposta da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) de Piracicaba informou, por meio da assessoria de imprensa, que por enquanto não há projeto para a implantação de corredores de ônibus na cidade.
Sobre os semáforos, a Semuttran disse que vai conectar os das Avenidas Independência, Armando de Salles Oliveira, José Micheletti e as Ruas XV de Novembro e Moraes Barros, na região central da cidade. O órgão informou ainda que há uma campanha de educação no trânsito realizada diariamente na rede de ensino, para crianças entre 5 e 10 anos, com o objetivo de que elas multipliquem as mensagens.
Fonte: portal G1, 12 de novembro de 2012