Os novos dados foram apresentados no dia 10 no 2º Seminário de Mobilidade Urbana da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
A série histórica mostra que o número de mortes está diretamente ligado às políticas públicas de segurança viária, segundo analisou Cheila Lima, consultora técnica da área de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde.
Em 1998, quando passou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, houve uma primeira redução significativa, que continuou nos dois anos seguintes, com aumento da implantação de radares e de fiscalização.
A curva de vítimas voltou a crescer sem parar entre 2000 e 2008.
Quando foi aprovada a Lei Seca, em 2009, houve nova redução, de apenas 2%.
Mas com a "morosidade da Justiça e a não fiscalização", segundo entendimento de Lima, houve novo aumento. "As ações dos gestores ainda são tímidas para reduzir os acidentes."
Os dados de 2011 ainda não foram consolidados.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de maio de 2012