Zona Azul aumenta 66% em Sto. André

A Hora Park, concessionária que administra as vagas de Zona Azul em Santo André, reajustou de 25% até 66,67% as tarifas do estacionamento rotativo da cidade desde o dia 6. Com a medida, quem pagava R$ 0,60 por 30 minutos de parada passa a gastar R$ 1. O valor sobe após 12 anos sem mudanças nas tarifas. O último aumento foi em 2003, quando o serviço subiu 50%.

Conforme a Hora Park, os valores, reajustados abaixo da inflação acumulada no período, valem para as 4.546 vagas existentesem Santo André, que agora contarão com duas tabelas tarifárias identificadas por tíquetes de cores diferentes. Apesar das etiquetas dos parquímetros já estarem atualizadas com os novos valores, moradores relatam que o aumento não havia sido anunciado com antecedência.

Em visita a bairros que contam com serviço, o Diário presenciou inúmeros motoristas tendo que retornar ao carro para pegar mais dinheiro para usufruir do serviço. Foi o caso do gerente comercial Jalner Reis, 47. “Coloquei R$ 0,60 no parquímetro e a máquina devolveu, pois era insuficiente. Só assim soube do aumento, relata o morador, que ainda desabafou sobre o reajuste. É uma taxa abusiva. Geralmente uso o serviço para ir ao banco fazer depósito, algo que dura, em média, 15 minutos. Agora vou ter que pagar R$ 1 para deixar o carro na rua, sem segurança.”

A tarifa de pós-utilização, paga pelo usuário que pretende regularizar a situação após o uso da vaga, passa a ser de R$ 15. Além disso, o pagamento pode ser feito pelo aplicativo Vaga Inteligente que permite a compra de horas do estacionamento rotativo e o pagamento pelo smartphone, tablet ou internet ou pelos 213 parquímetros instalados no município.

Fonte: Diário do Grande ABC (Sto. André), 13 de abril de 2015

Preço mais justo depende de redução do aluguel

É de conhecimento geral que o País atravessa uma fase econômica instável e que, para enfrentá-la, todos os setores devem se ajustar ao mercado e procurar novas estratégias para sobreviverem e continua (...)

Estacionamentos em áreas não residenciais (nR1)