Parking News

Estacionamento rotativo será implantado em São Domingos (RJ)

estacionamentouberlandia-838

De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é organizar o espaço urbano e coibir a ação de flanelinhas no local. O bairro de São Domingos deve ganhar cerca de 300 vagas de estacionamento rotativo. O modelo no qual um agente credenciado cobra R$ 3 para a permanência do veículo na vaga por até duas horas, como ocorre no Centro, em Icaraí e São Francisco, será administrado pela empresa Niterói Rotativo, como nos outros espaços. Em reunião marcada para a próxima quinta- feira, às 18h, na sede da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), no Centro, a empresa apresentará o planejamento para a implantação das vagas a representantes da prefeitura, da UFF, e da Ampla, e também para moradores e comerciantes do bairro. Elas devem ser distribuídas no perímetro da Avenida Visconde de Rio Branco, do ponto onde termina a Concha Acústica, até a Rua Passo da Pátria.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é organizar o espaço urbano no local e coibir a ação de flanelinhas. Ainda sem data para o início da operação do sistema, a previsão é de que agentes já estejam atuando no bairro em um mês. A princípio, o sistema rotativo funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta- feira.

Há a possibilidade de, no futuro, também funcionar à noite, já que o local é bastante movimentado no horário. As vagas ficarão distribuídas pelas ruas Visconde do Rio Branco, Alexandre Moura, Passo da Pátria, General Osório, José Bonifácio, General Andrade Neves e Professor Hernani Melo. O foco do ordenamento das vagas, no entanto, será no entorno da Praça Leoni Ramos.

O modelo de estacionamento que vigora atualmente na cidade, no qual uma empresa privada explora o serviço com o compromisso de construir novos equipamentos, teve início em janeiro de 2002. Depois de ser implantado nas ruas do Centro, o sistema foi levado para Icaraí e, só em 2013, chegou a São Francisco. Atualmente, a Niterói Rotativo opera cerca de 2.700 vagas espalhadas pelos três bairros. Parte desse total é destinada a veículos que possuem credenciais de isenção.

Em todos os casos, a prefeitura determinou a área em que seriam demarcadas as vagas de estacionamento. A expansão do serviço é uma das medidas determinadas pelo Ministério Público estadual através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado em 2012 entre a prefeitura e a Niterói Rotativo.

O acordo previa a ampliação de vagas com a contrapartida da construção do estacionamento subterrâneo de Charitas. Em dezembro de 2013, houve retificação do TAC, com a apresentação de novo cronograma para a obra e redefinição das vagas.

A obra do estacionamento subterrâneo em Charitas foi iniciada pela empresaem janeiro. Oinício das escavações aguarda a liberação de licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por estar em área próxima a um edifício tombado.

A previsão é de que a obra esteja pronta em janeiro do ano que vem.

Fonte: O Globo (RJ), 12 de abril de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Preço mais justo depende de redução do aluguel

É de conhecimento geral que o País atravessa uma fase econômica instável e que, para enfrentá-la, todos os setores devem se ajustar ao mercado e procurar novas estratégias para sobreviverem e continua (...)

Estacionamentos em áreas não residenciais (nR1)

Por Jorge Hori* O projeto de lei de parcelamento do uso e ocupação do solo (LPUOS) da cidade de São Paulo mantém a classificação básica de zonas em residenciais (R) e não residenciais (nR), por sua v (...)

Sacoleiro perde estacionamento (SP)

A prefeitura desativou nesta semana um terminal de ônibus de sacoleiros que fica em baixo do viaduto Diário Popular, na região do Parque Dom Pedro (centro), e vai aumentar um estacionamento com cobran (...)

Zona Azul aumenta 66% em Sto. André

A Hora Park, concessionária que administra as vagas de Zona Azul em Santo André, reajustou de 25% até 66,67% as tarifas do estacionamento rotativo da cidade desde o dia 6. Com a medida, quem pagava R$ (...)

Curiosidades - No tempo dos pioneiros

Olavo Bilac foi um importante poeta e jornalista brasileiro ? até aí, nenhuma novidade. O que pouca gente sabe é que, embora fosse exímio com a pena, não tinha a mesma habilidade ao volante. Tido como (...)

Reflexão - Um desafio e tanto

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as concentrações urbanas, que não param de crescer, com destaque para os deslocamentos de seus habitantes entre as cidades que as (...)


Seja um associado Sindepark