A venda de carros importados recuou 59,9% em setembro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2011. Em relação a agosto, a queda foi de 24,5%. No acumulado deste ano em relação ao do ano passado, a queda é de 32,4%. O último mês fechou com 9.042 unidades emplacadas, contra 11.975 unidades em agosto. Em setembro de 2011, foram emplacadas 22.569 unidades das marcas filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), segundo o Carpress.
Nos nove primeiros meses deste ano, foram vendidas 102.727 unidades, contra 151.853 no mesmo período de 2011. "O comportamento do mercado brasileiro por dados de market share nos mostra que o desempenho em setembro foi de 3,26% ante 7,69% em setembro de 2011. Ao comparar os totais do acumulado de 2012 e 2011, o nosso market share caiu de 6,01% para 3,85%", afirma Flavio Padovan, presidente da entidade.
A entidade está animada em relação ao programa Inovar Auto, que atende parcialmente às suas expectativas. "É um avanço para o país, que nunca teve uma regulamentação desse porte antes. Ao exigir contrapartidas de investimentos em pesquisa, desenvolvimento, engenharia e capacitação de fornecedores, o decreto significa uma importante definição de política industrial ao polo automotivo brasileiro rumo à competitividade internacional", avalia Padovan.
"No entanto, a diversidade de empresas dentro da Abeiva mostra que ainda não são todas as empresas que veem vantagens com o Inovar Auto para suas operações futuras. Para algumas, o teto máximo de 4.800 unidades por ano é visto como uma ação paliativa e as demais exigências, um obstáculo de crescimento." Para o executivo, por cinco anos (de 2013 a 2017) o setor de importação de veículos estará em posição de desigualdade em relação aos produtos nacionais, do Mercosul e do México.
Fonte: site Carpress, 18 de outubro de 2012

Etanol segue competitivo em SP, MT e GO (19/10/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos em relação à gasolina nos Estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural (...)

Mais estações aceitarão bilhete metropolitano (18/10/2012)