Recente editorial do jornal O Estado de São Paulo - "As crianças nas ruas" - elogia o Programa São Paulo Protege suas Crianças, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que conta com o Sindepark como um dos parceiros no projeto. Com base em números de pesquisa Fipe divulgados há pouco, o editorialista destaca que estimativa feita pelo governo municipal em 2005 indicava que havia naquele ano 4.030 crianças na rua, número mais de duas vezes superior ao atual - 1.842. "O número surpreende, rompe com antigas crenças e serve para que a Prefeitura avalie os resultados alcançados pelos programas em desenvolvimento e redimensione investimentos" - segue o editorial. "Durante décadas, muito dinheiro público foi entregue a entidades que prometiam tirar crianças das ruas, sem apresentar resultados significativos."
De 2005 para cá a Secretaria investiu no Programa, que inclui 14 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca), 50 abrigos, quatro Casas de Acolhida e 401 Núcleos Sócio-Educativos (NSE), além de 300 agentes para abordagem e 44 veículos. O trabalho é articulado - informa o editorial - e se inicia com o convencimento das crianças para ingressarem numa das unidades do Creca, onde permanecessem por dois meses, no máximo, assistidas por educadores, psicólogos e assistentes sociais. Findo o período, o trabalho prossegue com objetivo de reintegrar as crianças às suas famílias e matriculá-las na escola, assegurando atividades no período do pós-escola, nos Núcleos Sócio-Educativos.
As crianças que não podem retornar imediatamente às suas famílias são encaminhadas às Casas de Acolhida, onde uma equipe técnica procura as soluções mais adequadas para cada caso.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), setembro de 2007

Categoria: Fique por Dentro

2007 - 6ª eção

23 de Outubro - Sinal verde para a solidariedade