Parking News

A Prefeitura de São Paulo vai propor que os táxis com passageiros usem os corredores e as faixas de ônibus fora do horário de pico, que vai das 7h às 10h e das 17h às 20h. Seria uma medida intermediária à pedida pelo Ministério Público, que quer que os taxistas deixem os corredores, argumentando que eles atrapalham os ônibus.
Outra opção em estudo, mas com menos força entre os técnicos, é liberar as faixas, sem restrição de horário, proibindo os corredores.
Atualmente, os táxis podem trafegar nos corredores em qualquer horário, desde que com passageiros, e são vetados nas faixas exclusivas.
Representantes de taxistas reprovam a ideia da prefeitura. "A grande procura por táxis é nos horários de trânsito", diz Ricardo Auriema, da Adetax (associação de empresas).
A entidade propõe que os táxis sejam liberados o dia inteiro nas faixas à direita. "Isso faria com que um menor número de táxis procurasse os corredores", diz.
Para Natalício Bezerra, do Sinditaxi-SP (sindicato de autônomos), "os táxis não atrapalham os ônibus nos corredores nos horários de pico".
Para pôr em prática a proposta, a prefeitura deveria fazer novo estudo do impacto dos táxis, acredita Horácio Figueira, mestre em transporte pela USP. "Essa análise precisa ser feita por corredor de ônibus, para se ter a prova de que os táxis não atrapalham depois dos horários de pico."
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de fevereiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark