A Ferrari foi fundada no ano de 1929 por Enzo Ferrari. Desde então, tem dominado o mundo por seus carros de corridas, especialmente Fórmula 1, e também pelo design e exclusividade de seus carros esportivos.
O logotipo da Ferrari, o conhecido ?Cavallino Rampante? na cor preta, foi originalmente utilizado pelo piloto da Força Aérea italiana Francesco Barraca. O cavalo decorava o avião do piloto, durante a Primeira Guerra mundial. Segundo historiadores, Barraca pertencia a uma família nobre que possuía um elevado número de cavalos.
Um dado interessante, é que Enzo Ferrari teve a oportunidade de se encontrar com a mãe do famoso herói de guerra, que pediu para que o símbolo fosse adotado como emblema para os carros e que, com isto, traria sorte à empresa.
O logo foi desenvolvido e apresentado ao público italiano em 1932, tendo o cavalo preto em um escudo na cor amarelo canário (homenagem à província de Modena) e mais três listras nas cores da bandeira italiana.
O logo apareceu pela primeira vez, na escuderia da Alfa Romeo no Gran Premio di Spa.
No ano de 1947, a Ferrari já havia se estabelecido no mercado e atingido um status elevado no segmento. Com o fim da Segunda Guerra e a queda de Mussolini, a empresa lança seu primeiro modelo, o Ferrari 125 S.
Características do logo
O primeiro desenho do logo tinha as letras SF na composição. No entanto, a partir do redesenho, a assinatura foi colocada na parte inferior. A fonte possuía (e ainda possui) forma elegante e representa de maneira eficiente o lado corporativo da empresa.
O cavalo empinado representa a Ferrari com grande sucesso, já que remete à noção de força e poder. O logo é formado pelo cavalo na cor preta em uma estrutura retangular composta pelas cores amarela com listras brancas e vermelhas no topo. Toda a composição agrega elegância e autoridade à marca, pois aproxima o logo dos emblemas utilizados pela aristocracia.
Fonte: Croove.com.br, fevereiro de 2014

Categoria: Mundo do Automóvel