Parking News

Somente cinco por cento das cidades planejam mobilidade

congestiona-432

Apenas 5% dos municípios com mais de 20 mil habitantes contam com uma Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O dado alarmante mostra, entre outras coisas, a falta de preparo das gestões municipais para lidar com um problema que só vai crescer.

Os dados, compilados pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) com base em números do Ministério das Cidades, apontam a necessidade de investimento de R$ 219 bilhões apenas para execução de obras que são consideradas prioritárias para destravar o trânsito e garantir mobilidade urbana em locais mais congestionados.

O prazo para que o executivo dos municípios oficialize seus projetos de mobilidade termina no próximo ano, data pela instituída pela Lei n° 12.587, sancionada em 2012. De acordo com a CNT, o não atendimento ao dispositivo legal tem várias razões, entre elas a falta de qualificação técnica das prefeituras para o desenvolvimento dos estudos, bem como a falta de recursos para viabilizar as ações necessárias. Além disso, o governo federal oferece pouca coordenação e incentivo à implementação da lei. Para a Confederação, apesar da Lei, o governo dá estímulos que contradizem o investimento em trilhos para transporte coletivo, como, por exemplo, a redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os veículos automotores.

Fonte: DCI - 26/10/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sindicato de Campinas assina convenção

Entendendo o momento econômico pelo qual passam o País e a atividade, e visando a paz e manutenção dos milhares de empregos dos funcionários baseados nas cidades de (...)

Economia ganha fôlego com novo governo

Por Jorge Hori* - A incontestável eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência de República, para um mandato entre 2019 e 2022, em acirrada disputa contra o lulo-petismo, traz para o mercado uma fase (...)

Sindicato divulga pesquisa V. Mariana – Parte 6

O Sindepark divulgou resultado do levantamento da região da Vila Mariana, relativo à parte 6, a última dessa localidade, delimitada pelas ruas Prof. Ascendino Ramos, Sena Madureira, Domingos de Morais (...)

Lançada concessão da Zona Azul na capital

A Prefeitura de São Paulo publicou, na edição do dia 26 deste mês do Diário Oficial da Cidade, um edital de consulta pública para a concessão do estacionamento rotativo em ruas da capital, a Zona (...)

Horário de verão começa no próximo domingo

Desde 1985 o horário de verão é adotado no Brasil, e em 2018 não será diferente: ele começará à meia-noite do próximo dia 4 de novembro, domingo, e termina em 16 de fevereiro de 2019, o terceiro sábad (...)


Seja um associado Sindepark