Parking News

Estacionamento se reinventa e dá novo uso para vagas vazias

estacionamentoabertocampinas-711

A mudança no modo de ter (ou não) um carro particular afeta diretamente o negócio das redes de estacionamento. Se as pessoas não usarem mais seus automóveis em deslocamentos diários, o que será das companhias do setor, de suas vagas e de seus empregados?

Hoje, é comum que duas corridas — ida e volta — a bordo de um carro parceiro da Uber, da Cabify ou da 99 custe menos que o valor pago pela garagem em São Paulo ou no Rio.

É como se novos concorrentes surgissem para os estacionamentos, que podem se tornar prédios sem uso diante de novos modais e tecnologias de mobilidade.

As grandes redes buscam sobreviver, e as soluções podem estar no que parecia ser o problema: veículos compartilhados e transporte privado por aplicativo.

Se as ruas são dominadas por carros dos parceiros de apps, a alternativa é disponibilizar locais para que eles fiquem estacionados enquanto aguardam as novas chamadas.

A Estapar, maior operadora de garagens na América Latina, desenvolve parcerias com as empresas desenvolvedoras das plataformas, que pagam a conta.

A vantagem para o motorista é ficar parado sem risco de tomar multa, enquanto aguarda um passageiro.

André Iasi, presidente da Estapar no Brasil, diz que a ideia é baseada em estudos de mobilidade. “Se os estacionamentos não forem usados, haverá um colapso.”

Faz sentido: os veículos de aplicativo em circulação, estejam cheios ou vazios, impactam no trânsito. Só a Uber tem cerca de 500 mil motoristas cadastrados Brasil afora, e segue em crescimento.

Contudo, apenas a rotatividade desses veículos não seria suficiente para manter a boa margem de lucro dos estacionamentos.

Não será possível cobrar R$ 20 por hora ou períodos menores, valor que supera o preço da maioria das corridas em uma grande cidade. Aí entram bicicletas e patinetes compartilhados.

Oferecer locais para receber as bikes é um nicho de mercado a ser explorado pelas garagens. Para as operadoras, os gastos com estacionamento podem ser em parte compensados por redução de despesas com manutenção devido a atos de vandalismo.

No caso dos patinetes elétricos, os estacionamentos podem oferecer estações de recarga e manutenção sem que as prestadoras do serviço precisem alugar galpões para isso.

Tomadas para carros movidos a eletricidade também começam a surgir em algumas garagens, embora em volume tão tímido quanto a venda desses veículos no Brasil.

Em um futuro distante, os carros autônomos poderão garantir a sobrevida das vagas privadas. As frotas desses robôs de quatro rodas precisarão de locais de armazenamento.

É cedo para dizer que a combinação desses fatores será suficiente para que estacionamentos permaneçam sustentáveis, mas ao menos há esperança no fundo da garagem.

Fonte: Folha de S. Paulo - 27/10/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sindicato de Campinas assina convenção

Entendendo o momento econômico pelo qual passam o País e a atividade, e visando a paz e manutenção dos milhares de empregos dos funcionários baseados nas cidades de (...)

Economia ganha fôlego com novo governo

Por Jorge Hori* - A incontestável eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência de República, para um mandato entre 2019 e 2022, em acirrada disputa contra o lulo-petismo, traz para o mercado uma fase (...)

Sindicato divulga pesquisa V. Mariana – Parte 6

O Sindepark divulgou resultado do levantamento da região da Vila Mariana, relativo à parte 6, a última dessa localidade, delimitada pelas ruas Prof. Ascendino Ramos, Sena Madureira, Domingos de Morais (...)

Lançada concessão da Zona Azul na capital

A Prefeitura de São Paulo publicou, na edição do dia 26 deste mês do Diário Oficial da Cidade, um edital de consulta pública para a concessão do estacionamento rotativo em ruas da capital, a Zona (...)

Horário de verão começa no próximo domingo

Desde 1985 o horário de verão é adotado no Brasil, e em 2018 não será diferente: ele começará à meia-noite do próximo dia 4 de novembro, domingo, e termina em 16 de fevereiro de 2019, o terceiro sábad (...)


Seja um associado Sindepark