Setor de serviços tem queda de 5,6% no primeiro trimestre

setorservicos-229

A receita do setor de serviços recuou 1,9% em março comparada com o mesmo mês do ano anterior, quando descontada a inflação – a 13ª queda consecutiva nesse tipo de comparação. No trimestre, o recuo foi de 5,6%, o maior da série histórica iniciada em 2012. Os dados foram divulgados dia 20 pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços), com base na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

A queda de março representa, no entanto, desaceleração frente às de janeiro e fevereiro, de 7% e 7,7,%, respectivamente.

A desaceleração ocorre mesmo com o baque na contratação de prestadores de serviços pelas famílias, efeito da queda na renda.

Ela foi puxada pelas atividades profissionais e administrativas, além do setor de transportes.

As atividades de transportes tiveram receita 8,7% maior, depois de variações de 2,1% em janeiro e contração de 0,8% em fevereiro, devido, naqueles meses, à entressafra e ao excesso de oferta de transportes.

Os serviços profissionais e administrativos viram alta de 8,8%.

O resultado da Pesquisa Mensal de Serviços em março repete o patamar de setembro de 2014, quando, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta nominal de 6,4%.

Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2015

São Paulo bate a marca de 8 milhões de veículos

A frota da capital paulista chegou a 8 milhões de veículos segunda-feira (25), segundo projeção feita pelo G1 com base no número de novos emplacamentos diários feitos pelo Departamento Estadual de Trâ (...)

61% das empresas não estão prontas para o eSocial