A cidade de São Paulo ganhou mais 7,5 km de faixas exclusivas ontem (14), de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Com isso, a malha de faixas exclusivas implantadas neste ano chegará a 232,1 km. A avenida Marechal Tito, na zona leste, ganhou 3,7 km de faixa exclusiva em ambos os sentidos, entre a avenida Nordestina e a rua Ribeiro Escobar, e também na rua Beraldo Marcondes. Os ônibus têm prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h no sentido bairro.
Outros 2,9 km de faixas exclusivas foram inaugurados em Itaquera, também na zona leste da capital. A exclusividade para ônibus vale de segunda a sexta-feira, e foram contempladas as seguintes vias: rua Doutor Luiz Ayres, sentido centro (entre a rua Tomazzo Ferrara e o acesso ao túnel Jornalista Odon Pereira), das 6h às 9h; rua Doutor Luiz Ayres, sentido bairro (entre a avenida Padre Estanislau de Campos e a rua Castelo do Piauí), das 16h às 21h; rua Castelo do Piauí, sentido bairro (entre a rua Doutor Luiz Ayres e a avenida Itaquera), das 16h às 21h; av. Itaquera, sentido bairro (entre a rua Castelo do Piauí e a rua Heitor), das 17h às 21h; e rua Américo Salvador Novelli, sentido bairro (entre a rua Heitor e a rua Victório Santim), das 17h às 21h.
A ativação desses trechos contará com um período de adaptação, com agentes de trânsito orientando os motoristas a não invadirem a faixa nos horários exclusivos para ônibus. A fiscalização será intensificada daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 28.
Já a faixa exclusiva da avenida Engenheiro Caetano Álvares, na zona norte, ganhou um prolongamento de 900 metros nos dois sentidos, entre as ruas Zilda e Padre João Gualberto. Os ônibus têm prioridade de segunda a sexta-feira, no sentido centro das 6h às 9h e no sentido bairro das 17h às 20h.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva de ônibus é infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. A CET afirma que o objetivo da operação Dá Licença Para o Ônibus é melhorar o desempenho dos coletivos nos corredores.
Fonte: UOL, 13 de outubro de 2013

Categoria: Cidade

Centro perde 1,5 mil vagas (14/10/2013)

Ontem (14), foi implantada uma faixa reversível na avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, que funciona das 6h às 11h, em dias úteis. O acesso à reversível é feito utilizando-se a ponte sobr (...)