O tráfego de veículos nas rodovias, medido pelo índice ABCR, caiu 0,3% em setembro na comparação com agosto de 2013 - considerando dados dessazonalizados. Em relação a setembro do ano passado, houve uma alta de 3,1%. O índice é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.
Após dois meses em alta, o fluxo de veículos leves caiu 0,7% em setembro, na comparação com agosto, e puxou a queda do indicador no nono mês do ano, informa o Valor.
Segundo Rafael Bacciotti, economista da Tendências, isso é reflexo do emprego e da renda mais fracos. "Não tem como fugir do crédito em baixa e do mercado de trabalho em desaceleração", afirma em nota. Na comparação com setembro de 2012, entretanto, o indicador mostra uma alta de 2,6% no movimento de veículos leves.
No caso dos pesados, houve ligeira alta de 0,1% em setembro, em relação ao mês anterior. Na avaliação de Bacciotti, esse resultado está associado aos bons resultados de São Paulo e Rio de Janeiro, que são os Estados onde a indústria tem mais peso.
Em relação a setembro de 2012, o fluxo dos veículos pesados cresceu 4,4%.
No acumulado de janeiro a setembro de 2013, o fluxo total teve expansão de 3,5% sobre os mesmos meses de 2012. Considerando essa mesma base de comparação, o fluxo de leves cresceu 3,5% e o de pesados, 3,7%.
Fonte: jornal Valor Online, 10 de outubro de 2013

Centro perde 1,5 mil vagas (14/10/2013)

Ontem (14), foi implantada uma faixa reversível na avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, que funciona das 6h às 11h, em dias úteis. O acesso à reversível é feito utilizando-se a ponte sobr (...)