A gestão Fernando Haddad estima que a arrecadação com multas de trânsito em São Paulo irá crescer 28,6% no próximo ano. Segundo a proposta de Orçamento enviada à Câmara Municipal, os cofres públicos devem ser abastecidos com R$ 1,2 bilhão, ante os R$ 925 milhões previstos para 2013. Até agosto, já foram arrecadados R$ 543 milhões, informa a Folha.
Segundo a Secretaria dos Transportes, o motivo para a expectativa de aumento é o reforço da fiscalização e o próprio crescimento do número de faixas de ônibus.
De acordo com a pasta, a previsão de aumento se deve "aos investimentos no aprimoramento da fiscalização, que inclui a utilização de novos radares e no rigor no próprio exercício da fiscalização".
A gestão já implantou 224 km de pistas exclusivas, a maioria depois dos protestos de junho, e promete instalar, até o fim do ano, 200 radares capazes de flagrar invasões.
As multas por invasões explodiram nos primeiros meses do ano. Até agosto, houve crescimento de 522% em relação ao mesmo período de 2012. Foi um dos únicos tipos de infração que cresceu.
A fiscalização dessas faixas antes era feita apenas por 2.000 agentes da CET, mas neste ano também passaram a multar 700 fiscais da SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo).
Licitação
Os 200 novos radares serão instalados por meio de aditivos nos contratos vigentes.
Inicialmente, a intenção da prefeitura era reformar todo o parque de radares com uma licitação única, a um custo de cerca de R$ 700 milhões.
A previsão era que ela estivesse concluída em agosto, mas o processo foi paralisado após questionamentos de um concorrente na Justiça e pedido do Tribunal de Contas do Município. Não há prazo para a retomada.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de outubro de 2013

Centro perde 1,5 mil vagas (14/10/2013)

Ontem (14), foi implantada uma faixa reversível na avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, que funciona das 6h às 11h, em dias úteis. O acesso à reversível é feito utilizando-se a ponte sobr (...)