Ruas do Centro de Linhares, ES, vão ganhar estacionamento rotativo

O sistema de estacionamento rotativo será implantado em Linhares, no Norte do Espírito Santo, ainda no primeiro semestre deste ano, segundo a prefeitura. Isso porque as 2,8 mil vagas que existem no Centro da cidade não são suficientes para os mais de 65 mil carros que existem no município. O projeto está em processo de licitação e será feitoem partes. Asruas e avenidas que farão parte do novo sistema já foram definidas pela prefeitura.

Segundo os moradores, também falta bom senso por parte de alguns motoristas, que deixam os carros estacionados o dia inteiro em vagas destinadas a farmácias, em frente a garagens e ocupando vagas de motocicletas. A prefeitura espera resolver a situação com o sistema rotativo.

De acordo o secretário municipal de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto, o sistema irá funcionar por hora. "Não vai ser diferente dos nossos vizinhos, de qualquer lugar no Brasil. O preço é por hora, e ela ficará em torno de R$1,80 aR$ 1,85, ou até mesmo R$ 1,70. Depende dos concorrentes na licitação, no pregão, e como vai ser, mas a média é essa aí", falou.

A implementação dos rotativos será feita por etapas. Primeiro no quadrado formado pelas ruas Augusto Pestana, Governador Carlos Lindemberg, Augusto de Carvalho e Augusto Calmon, conhecida por Zona Azul. Depois ele passará a existir nas avenidas Rufino de Carvalho, Rui Barbosa, João Ferreira de Calmon e Professor Jones.

O sistema vai funcionar de segunda-feira a sábado, em horário comercial. Quem mora em ruas e avenidas que vão receber o rotativo e não tem garagem em casa, terá uma vaga de estacionamento disponível. Fora do horário, entre as 8h e 18h, não haverá cobrança.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, o rotativo faz parte de um plano de mobilidade pública que inclui outras melhorias pela cidade. O projeto também prevê a implementação de bicicletários pela cidade, de forma gratuita.

"A ideia é dar rotatividade, mas o morador de Linhares também terá opção. Ele vai ter um transporte público moderno, ele vai ter ciclovias. Então assim, o rotativo faz parte do plano de mobilidade urbana. Ele não é só um equipamento único", relatou Paneto.

Fonte: G1/ES, 13 de março de 2015

Sua opinião é muito importante para o SINDEPARK

Não, não é apenas uma frase de efeito! O seu Sindicato está abrindo espaço para que você indique quais serviços gostaria que ele oferecesse. Tendo em mãos as suas sugestões, não medirá esforços para c (...)