Estacionar em local proibido por sinalização gerou mais de 800 multas este ano em SL (MA)

Veículos estacionados em locais proibidos pela sinalização são cena muito comumem São Luís. Sónos dois primeiros meses deste ano, 844 infrações desse tipo foram registradas na capital. No mesmo período do ano passado, 1.171 veículos foram flagrados em locais proibidos. A infração ficou em 4ª lugar no ranking de transgressões às normas de trânsitoem São Luísem 2014, com 7.595 condutores flagrados nessa situação.

No mês de janeiro deste ano, estacionar em local ou horário proibido pela sinalização ficou em 5º lugar no ranking de infrações, com 604 veículos flagrados nessa situação. Em fevereiro, esse número caiu 60%, com apenas 240 infrações registradas.

Na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, apesar dos cones de sinalização ao longo de toda a avenida, condutores mais audaciosos continuam a estacionar na via, sem se importar com a sinalização. A situação se repete na Avenida Ana Jansen, também no São Francisco, que, apesar de não ter os cones de sinalização, há faixa amarela em quase toda a sua extensão, mas ela é ignorada pelos motoristas. Nos dois sentidos da avenida, os motoristas ocupam um lado da faixa, provocando congestionamentos nos horários de pico, pois os outros condutores só podem trafegar utilizando um lado da via.

A faixa amarela delimitada na área da Pedra da Memória e do Coreto da Avenida Beira-Mar também se faz invisível aos condutores, que estacionam displicentemente nesses locais. Ao contrário da Rua Barão de Itapary, ali não há fiscalização permanente. Calçadas - Já na Avenida Colares Moreira, no Renascença, a infração mais comum é o estacionamento sobre as calçadas, obstruindo o passeio e dificultando a passagem de pedestres.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 603 veículos foram flagrados estacionados sobre o passeio público. No mesmo período do ano passado, 859 infrações desse tipo foram registradas. Segundo o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização é considerada infração leve, porém o infrator pode chegar a pagar multa e, ainda, perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, o veículo também pode ser removido do local. Procurada por O Estado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou, por meio de nota, que realiza fiscalização e disciplinamento de trânsito nas áreas citadas com agentes, em pontos fixos localizados ao longo das vias ou em forma de ronda com equipes que cobrem as áreas do São Francisco/Renascença e Centro/Beira Mar. A secretaria ressaltou que são feitas autuações e apreensões frequentes em todos os casos constatados em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: O Estado do Maranhão (São Luís), 14 de março de 2015

Sua opinião é muito importante para o SINDEPARK

Não, não é apenas uma frase de efeito! O seu Sindicato está abrindo espaço para que você indique quais serviços gostaria que ele oferecesse. Tendo em mãos as suas sugestões, não medirá esforços para c (...)