O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou dia 23 em evento no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, na zona oeste da capital paulista, que o usuário do transporte coletivo vai poder substituir o Bilhete Único por um relógio com um chip especial. O próprio secretário usava um aparelho desses no evento. O modelo pertence à empresa Rede Ponto Certo, uma das gerenciadoras das recargas do Bilhete Único, explica O Estado.
Segundo a empresa, a expectativa é de que a instalação do sistema comece em 30 dias. É também quando chegam as primeiras 5 mil unidades dos relógios ao País. Eles são produzidos pela austríaca Laks, que detém as patentes do produto. A Rede Ponto Certo informou ainda que o preço da unidade no varejo será de R$ 230 (ou o equivalente a 76 passagens de ônibus). Inicialmente, os aparelhos serão vendidos em lojas virtuais. "Estamos em fase de testes. O chip vai ter o preço de um relógio comum", disse Tatto.
Batizado de Watch2pay (termo em inglês que pode ser traduzido como "relógio para pagar"), o equipamento paga a passagem com apenas um toque - basta encostar o aparelho no validador, que, se houver crédito, a catraca se abre. A recarga funcionaria como a do Bilhete Único atualmente.
Pagamentos
A empresa indica ainda que o relógio também pode ser usado como um cartão de débito. Como parte desse sistema, o aparelho também pode funcionar para garantir a entrada em estádios de futebol.
Celular
Além do relógio, a SPTrans já estuda a possibilidade de adotar uma tecnologia que permite o pagamento da tarifa do sistema de transporte coletivo por meio do celular do usuário. Ou seja, no futuro, para quitar a passagem, bastará erguer o telefone e movimentá-lo perto do validador da catraca, sem precisar usar o cartão, como hoje. A informação foi revelada no começo do ano em reportagem do Estado.
A SPTrans ainda não divulgou uma data para essa ideia sair do papel.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de novembro de 2013

Prefeitura lança etal para obras (12/11/2013)

Quem passa diariamente pelos cruzamentos das avenidas Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Vilarinho com a avenida Cristiano Machado, na região Norte da capital mineira, sabe bem as dificuldades de tr (...)

O nó da mobilidade urbana (22/11/2013)