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Quem passa diariamente pelos cruzamentos das avenidas Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Vilarinho com a avenida Cristiano Machado, na região Norte da capital mineira, sabe bem as dificuldades de transitar por essas vias. Elisângela Almeida, proprietária de uma autoescola que fica na região, conta que gastou, na semana passada, meia hora para chegar ao bairro Dona Clara, em um percurso que não demoraria mais do que dez minutos. ?Aqui o horário de pico começa às 16h. O fluxo de carros é grande e o tempo do semáforo muito curto?, reclama.
Para tentar resolver os problemas nesses cruzamentos, a prefeitura da capital publicou dia 11, no ?Diário Oficial do Município? (DOM), o edital para a contratação de estudos de viabilidade e dos projetos básicos e executivos para intervenções viárias. As propostas devem ser apresentadas até o dia 27 de dezembro, mas o cronograma das obras não foi divulgado, segundo o Super Notícia. O edital diz apenas que a empresa que vencer a licitação terá prazo de um ano para executar o projeto, a partir da assinatura da ordem de serviço.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura espera receber propostas que apontem a melhor opção para resolver os gargalos no trânsito, mas não especifica se seria feito através de trincheiras, viadutos ou outro tipo de estrutura viária.
Análise
Mas, na avaliação do especialista e professor de trânsito Luiz Roberto Silva, a falta de mobilidade nos cruzamentos já poderia ter sido solucionada há mais tempo. ?As obras do metrô poderiam ter sido aproveitadas para fazer com que a Cristiano Machado passasse por baixo e a Waldomiro Lobo em um nível acima. A própria topografia do local favorece esse tipo de traçado.?
Fonte: Jornal Super Notícia (BH), 12 de novembro de 2013

Categoria: Geral


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