Projeto da Zona Azul está distante de sair do papel (AM)

zonaazulriobranco-224

Previsto para ser implantado na última semana deste mês, o sistema de estacionamento Zona Azul, no centro de Manaus, ainda não saiu do papel. O contrato com a empresa Consórcio Amazônia, vencedora da licitação, foi assinado no dia 4 de agosto do ano passado. Mas, sete meses depois, nem a sinalização para as vagas na primeira etapa do sistema foram implantadas. Consultado sobre o atraso, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) não se manifestou.

O projeto Zona Azul foi lançado em 2010 para criar uma zona de estacionamento em 48 ruas, sendo 37 no Centro e 11 nos conjuntos Vieiralves e São Geraldo, ambos na Zona Centro-Sul. O valor para cada hora foi estipulado em R$ 2,45. Na primeira fase, 3,7 mil vagas devem ser disponibilizadas. A concessão comercial das ruas é de 10 anos. Mas, a operacionalização do Zona Azul ganhou enredo de novela. Inicialmente, o lançamento do edital seria em dezembro de 2011.

Os veículos poderão permanecer estacionados por até, no máximo, três horas consecutivas nas vagas do sistema de estacionamento rotativo. O sistema funcionará das 8h às 18h de segunda a sexta e, aos sábados, das 8h às 17h. Nos domingos e feriados não haverá cobrança. O estacionamento será monitorado por fiscais que vão oferecer o ticket de estacionamento, que também poderá ser comprado na internet e em postos cadastrados. O sistema ainda deverá ser complementado por um aplicativo de celular, que vai mostrar ao motorista quais vagas estão ocupadas e quais estão vazias.

Fonte: Amazonas em Tempo – 24 de fevereiro de 2016

Lei de Zoneamento e os estacionamentos

Por Jorge Hori* Por volta dos anos 50 a riqueza paulistana começou a migrar para o outro lado do rio (o Pinheiros), repetindo o mesmo modelo de ocupação no aquém-rio: áreas exclusivamente residencia (...)

Emenda barra moradia social na Vila Madalena