Parking News

Procon aplica multa e reduz preços em estacionamentos de shoppings (MA)

 cancelashopba-805

O Procon do Maranhão multou, dia 19, o estacionamento do Rio Anil Shopping em R$ 100 mil, por conduta abusiva e reincidência em retirar de seus guichês os avisos informativos referentes à proibição de cobrança de multa em caso de perda do ticket, além de falhas na prestação do serviço.

Além do pagamento da multa, o estacionamento terá também que recolocar os avisos em local visível imediatamente.

Os avisos foram fixados em todos os guichês de caixa do estacionamento em abril de 2015 durante a Operação Abre-te Sésamo. Após o Procon constatar que os avisos tinham sido retirados, eles foram afixados novamente em julho do mesmo ano, sendo aplicada penalidade de advertência. A infração fere o direito à informação adequada e clara, previsto no Artigo 6º Inciso III do Código de Defesa do Consumidor e tem como objetivo evitar a realização de práticas abusivas.

A empresa responsável pelo estacionamento do Rio Anil Shopping possui o prazo de 10 dias para apresentação de recurso ou efetuar o pagamento da multa arbitrada.

A Operação Abre-te Sésamo fiscalizou as condições de funcionamento de aproximadamente 45 estacionamentos em São Luís, Imperatriz e em outros municípios do estado, observando a regularidade do licenciamento e a emissão da nota fiscal.

Todos os estabelecimentos foram notificados e orientados sobre a responsabilidade que possuem em relação ao veículo e objetos deixados no interior dele e que não podem cobrar multa no caso de perda do ticket. Também foram afixadas placas informando aos consumidores essas questões. A operação tem caráter permanente.

Em nota, o Rio Anil Shopping disse que a administradora do estacionamento do shopping não faz cobrança adicional no caso de perda do ticket e que a empresa responderá ao Procon no prazo legal estabelecido para a sua defesa.

Fonte: G1/MA, 21 de março de 2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Hora da decolagem (RJ)

Principal porta de entrada para turistas e atletas nos Jogos Olímpicos de 2016, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, estará totalmente repaginado para a competição, promete (...)

Pátria vai gerir garagem de aeroporto em Curitiba

O Pátria Investimentos ganhou a licitação para operar o estacionamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba (PR). O contrato de concessão é de 25 anos e envolve investimentos da ordem d (...)

Vendas devem crescer até 15% em Campinas (GO)

A bancária Gislaine Menezes voltava para casa após um dia de trabalho quando lembrou que precisava comprar um presente para seu sobrinho, de 10 anos, que fazia aniversário. Ela trafegava (...)


Seja um associado Sindepark