Parking News

Intervenções equivocadas na demanda de vagas

 predioscentro-516

Por Jorge Hori*

Em nome da necessidade de ordenar o funcionamento da cidade, a Prefeitura de São Paulo aprovou e divulgou o Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo - 2015, mais um exemplo de intervencionismo estatal sobre as atividades econômicas privadas e a vida do cidadão.

A atual gestão da cidade quer, porque quer, uma ampla mudança cultural do paulistano e que ele deixe de usar o carro e passe a se movimentar de bicicleta e de transporte coletivo. A intenção é boa e, se efetivada, certamente melhoraria em muito a movimentação das pessoas na cidade.

Mas, com base em visões adequadas do futuro, parte de diagnósticos equivocados e propõe medidas incorretas e indevidas.

O equívoco é o entendimento dos tecnocratas, com apoio das autoridades atuais, de que a existência de vagas para estacionamento de automóveis gera ou estimula o uso desses veículos, ampliando os congestionamentos.

Vaga não é uma oferta que gera demanda. Vaga é uma demanda derivada criada pela demanda de viagens por carro. E a falta de vaga reprime uma demanda local e não geral.

Ao longo do tempo, a carência de vagas leva o motorista a buscar outros locais onde existam vagas. Antecedido pelo mercado imobiliário, que passa a empreender em novos locais, com a oferta de vagas, abandonando as antigas áreas com falta de vagas. O resultado é a deterioração das áreas sem vagas, como ocorreu com o centro tradicional da cidade e adjacências e a dispersão dos centros de negócios para outras localidades. Apenas se deslocam os locais.

O que é mais grave, deslocou os polos de demanda dos trabalhadores para áreas mal servidas pelo transporte coletivo.

Há várias estratégias equivocadas na política de estacionamentos da PMSP, mas a mais grave é a intenção de intervir nos preços dos estacionamentos. Para o que ela não tem competência institucional.

Ela pretende gerir a demanda de vagas de estacionamentos na cidade com intervenções equivocadas e inconstitucionais. Não vão se efetivar mas gerar um calor desnecessário.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição

Hora da decolagem (RJ)

Principal porta de entrada para turistas e atletas nos Jogos Olímpicos de 2016, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, estará totalmente repaginado para a competição, promete (...)

Pátria vai gerir garagem de aeroporto em Curitiba

O Pátria Investimentos ganhou a licitação para operar o estacionamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba (PR). O contrato de concessão é de 25 anos e envolve investimentos da ordem d (...)

Vendas devem crescer até 15% em Campinas (GO)

A bancária Gislaine Menezes voltava para casa após um dia de trabalho quando lembrou que precisava comprar um presente para seu sobrinho, de 10 anos, que fazia aniversário. Ela trafegava (...)


Seja um associado Sindepark