Em questão de ajudar motoristas, não há falta de tecnologia nos carros, desde navegação GPS a sistemas de alerta de colisão. Mas agora startups estão enfrentando uma recorrente fonte de frustração – encontrar uma vaga para estacionar. Com a indústria de estacionamentos valendo US$ 25 bilhões ao ano nos Estados Unidos e mais que o dobro disso na Europa Ocidental, não é surpreendente que firmas de alta tecnologia estejam correndo para criar maneiras inteligentes de tornar mais rápido e fácil o processo de parar o carro.

Na Grã-Bretanha, uma dessas firmas fornece um aplicativo móvel que permite que usuários aluguem as vagas particulares das pessoas. Nos EUA, duas outras permitem que usuários encontrem áreas de estacionamento ou reservem vagas para o futuro. A montadora alemã BMW tem testado um serviço similar.

No entanto, companhias israelenses estão adotando uma abordagem diferente ao problema: prevendo onde vagas de estacionamento podem ser encontradas com base em análises de dados móveis.

Uma empresa baseadaem Tel Avivdesenvolveu um aplicativo que pode guiar motoristas para vagas vazias em ruas usando dados em tempo real fornecidos por usuários, similar ao que outro aplicativo israelense fez com sucesso com navegação. Esse aplicativo foi comprado em 2013 por US$ 1 bilhão.

O software da empresa israelense aprende o comportamento pessoal e sabe se um usuário está entrando num carro ou começando a sair, liberando uma vaga.

Embora a maioria dos consumidores vá optar por vagas gratuitas caso possam encontrá-las, em vez de pagar estacionamento ou uma vaga reservada com antecedência, a chave para essa crescente indústria aparentemente será fornecer aos usuários o maior número de opções possível.

Outra companhia israelense criou um aplicativo que torna mais rápido e fácil pagar por estacionamento via telefones móveis. A empresa atualmente tem acordos com 14 cidades nos EUA e operações no Brasil e na Polônia. No entanto, ela também está fornecendo serviços de localização de vagas e de valet.

Fonte: portal G1, 23 de fevereiro de 2015

O ano de 2015 começa com muitas novidades

Depois das Festas de final de ano, férias de verão, carnaval... finalmente o ano começa no País. Mas esse conceito, no entanto, não se aplica a todas as atividades, como a nossa, que não para, não pod (...)

Revitalização do Centro em risco