Parking News

As novas faixas exclusivas de ônibus e bicicletas implantadasem São Paulotêm contribuído para diminuir o número de motoristas que estacionam irregularmente seus veículos e têm diminuído a utilização das vagas de Zona Azul da cidade. A constatação é do engenheiro Horacio Figueira, especialista em trânsito, a partir de dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que apontam uma redução nas multas por estacionamento irregular e a queda na venda de talões de Zona Azul.

“Sem dúvida, a faixa exclusiva inibe o motorista de estacionar irregularmente", disse Figueira. "Uma coisa é estacionar num local proibido onde lá estão parados 50 carros, outra é deixar seu carro sozinho numa faixa exclusiva."

Com relação à queda na comercialização dos talões de Zona Azul, Figueira lembra que muitas faixas exclusivas ocuparam lugares antes destinados a estacionamento. "Na Rua Alfredo Pujol, na Zona Norte, por exemplo, o estacionamento na Zona Azul que era permitido durante todo o dia agora é proibido das 16h às 20h”, explicou o engenheiro.

"Nesse período entra em operação a faixa exclusiva de ônibus naquela via."

O DIÁRIO visitou essa rua e constatou que o movimento de um estacionamento particular aumentou depois da implantação da faixa de ônibus. "Muita gente que parava na Zona Azul das 16h às 20h agora deixa o carro aqui", disse Rodrigo Martins, do estacionamento na Rua Alfredo Pujol.

Já para Magno Oliveira, que tem um comércio na mesma rua, a situação piorou. "Perdi clientes, que agora não têm onde estacionar."

A CET informou que em 2012 aplicou 223 mil multas por estacionamento irregular. Em 2013 foram 218 mil e em 2014, 216 mil. Já em 2012 foram vendidos 2,6 milhões de talões de Zona Azul contra 2,4 milhões em 2013 e 2 milhões em2014. ACET informou que, no caso de implementação de novas vias e faixas exclusivas de ônibus, o plano de reestruturação da Zona Azul contempla uma compensação com reposição de vagas em vias transversais onde a permanência do sistema se justifica pela demanda de estacionamento.

"Mudanças na política de estacionamento podem ocorrer a qualquer tempo, em função da nova configuração viária", afirmou. A CET não comentou a diminuição das multas por estacionamento irregular nem a queda nas vendas de talões da Zona Azul.

Fonte: Diário de S. Paulo, 23 de fevereiro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O ano de 2015 começa com muitas novidades

Depois das Festas de final de ano, férias de verão, carnaval... finalmente o ano começa no País. Mas esse conceito, no entanto, não se aplica a todas as atividades, como a nossa, que não para, não pod (...)

Revitalização do Centro em risco

Por Jorge Hori* Até os anos 60, o centro de São Paulo era o centro da cidade, que a esta altura já havia se espraiado para outros municípios, formando a região metropolitana. A sua decadência, então, (...)

Serviços têm a menor expansão em três anos

O setor de serviços apresentou em 2014 o pior desempenho em três anos, período em que a Pesquisa Mensal de Serviços passou a ser apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A (...)

Cadê a vaga que estava aqui? (MG)

Nem bem o sol nasce e as laterais da Avenida Brasil começam a ser ocupadas pelos carros. Uma das principais da cidade, a via que liga a Praça Floriano Peixoto à Praça da Liberdade é cercada por órgãos (...)


Seja um associado Sindepark