Parking News

Prefeitura retoma debate sobre cobrança de estacionamento (Goiânia/GO)

parquimetrodigicon-765

O projeto de instalação do sistema para controle de estacionamento rotativo nas ruas de Goiânia deve sair do papel em breve. Reunião dia 17 na prefeitura voltou a discutir o assunto e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) quer opção tecnológica. O termo de referência deverá ser enviado ainda esta semana à Câmara Municipal para início do processo de licitação.

A expectativa é de que o sistema a ser escolhido alcance 50 mil vagas de estacionamento nas regiões Central e de Campinas. A SMT deve concluir os estudos para ampliação dessa área para outros bairros como Marista, Oeste e Bueno, especialmente onde já existe a Área Azul.

O presidente da SMT, Felisberto Tavares, explica que a tecnologia usada não deve ser a do parquímetro. “Essa modalidade está ultrapassada. Não vamos deixar nada especificado no edital porque queremos sugestões de tecnologias avançadas, com menor custo. Queremos algo moderno e que facilite o uso desses espaços.”

Tavares defende a necessidade de um modelo moderno. “Ainda usamos talões comprados nas lojas, mas a tecnologia está aí e deve facilitar a vida. Sabemos de modelos que usam a internet, o aparelho de celular. Vamos esperar para ver o que vai ser ofertado e que atenda a necessidade da nossa cidade.”

Tavares informou que a reunião foi de consenso e que a mudança do modelo de cobrança é um pedido das entidades comerciais. “Estamos trabalhando para tirar esse projeto do papel. A gente entende que é uma necessidade. Até cidades menores que Goiânia, como Catalão, já implantaram o modelo. É uma atualização que precisamos fazer nessa área.”

Antigo

Em2009 aPrefeitura tentou a instalação de parquímetros em Campinas a partir de uma parceria, sem licitação. O projeto envolvia R$ 360 milhões e a instalação de 1,2 mil vagas. Mas em fevereiro de 2010 o contrato foi suspenso judicialmente por ter sido elaborado via contratação direta. Desde então, a Área Azul ganhou mais espaço.

O antigo projeto era que ele fosse levado para, pelo menos, mais 13 bairros. O presidente da SMT não descarta a ampliação da proposta de cobrança e controle das vagas para mais bairros, mas destaca que é necessário aguardar os estudos das áreas técnicas da secretaria. “A intenção é democratizar o uso das vagas”, afirmou.

A justificativa apresentada pelos comerciantes é que um veículo estaciona o carro no início da manhã em frente ao estabelecimento e só retira no final do dia. Isso prejudicaria o comércio em toda a cidade.

Fonte: O Popular - Goiânia - 18/04/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Transporte compartilhado e estacionamentos

Por Jorge Hori* Cresce entre os técnicos em mobilidade urbana a percepção de que o transporte compartilhado, por automóvel, é uma das melhores medidas para melhorar a mobilidade urbana, nas grandes ci (...)

Área Azul (Ribeirão Preto/SP)

O projeto de lei da "Área Azul" foi sancionado pelo prefeito. Algumas arestas deverão ser aparadas pela análise das emendas apresentadas pelos vereadores quando da tramitação do projeto. A Transerp qu (...)

Lei que isenta taxa entra em vigor (Maceió/AL)

Estabelecimentos que se enquadram nos termos da Lei 6.621, promulgada dia 19 pela Câmara Municipal de Maceió, já estão cumprindo o dispositivo, mas devem recorrer. A lei dispensa do pagamento de taxa (...)

Zona Azul (Maceió/AL)

Iniciada no dia 8, em meio a polêmicas, a Zona Azul nos bolsões de estacionamentos dos Edifícios Harmony e Le Monde já está sendo fiscalizada pelas equipes de agentes de trânsito da Superintendência M (...)

Carro autônomo: consumidores estão mais receosos

A expectativa dos consumidores acerca dos carros autônomos enfrenta um paradoxo: quanto mais a tecnologia está perto de chegar ao mercado, menor é a disposição para confiar a condução do carro a um si (...)


Seja um associado Sindepark