Parking News

Petrobras decide aumentar preço da gasolina e do diesel

bombacombustivel-270

A Petrobras anunciou que iria aumentar dia 21 o preço da gasolina em 2,2%, na média, e do diesel em 4,3% nas refinarias. Nos postos de combustíveis, a decisão sobre o repasse dos preços é dos comerciantes.

"Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 2,9% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média, e a gasolina, 1,2% ou R$ 0,04 por litro, em média", estimou a estatal.

Segundo a Petrobras, a decisão foi tomada com base na "elevação dos preços dos derivados nos mercados internacionais" desde a última decisão de preço. Essa variação "mais que compensou a valorização do real frente ao dólar", acrescenta a empresa. Também motivaram o aumento ajustes na competitividade da companhia no mercado interno.

"É preciso destacar ainda que o comportamento dos preços de derivados foi marcado por volatilidade nos mercados internacionais em resposta a evento geopolítico, como o ocorrido na Síria", informa a estatal.

Política de preços

A Petrobras pratica desde outubro uma nova política de definição de preços dos combustíveis, com reuniões mensais para definir os valores da gasolina e do diesel nas refinarias.

Um reajuste da companhia nas refinarias não necessariamente significa uma mudança no preço nos postos, pois as distribuidoras podem repassar ou não essa variação (como ocorreu algumas vezes).

Outras variáveis também podem influir no preço da gasolina, como o preço do etanol, já que a gasolina comum deve ter 27% de etanol anidro – e o preço do álcool combustível varia de acordo com a safra da cana-de-açúcar.

Quatro cortes e dois aumentos

Desde que começou a nova política de preços, a Petrobras já anunciou quatro cortes e dois aumentos no preço dos combustíveis. O primeiro anúncio foi em outubro, quando o preço da gasolina caiu 3,2% e o do diesel, 2,7%. Em novembro, nova queda (de 3,1% e 10,4%, respectivamente). Em dezembro, foi a vez do primeiro aumento: reajuste de 8,1% na gasolina e de 9,5% no diesel.

Em janeiro, a Petrobras fez duas alterações nos preços: no dia 5, subiu o preço do diesel em 6,1% (mas manteve o da gasolina), e no dia 26, reduziu novamente o preço dos dois combustíveis. Por fim, em fevereiro, a Petrobras anunciou a última redução: de 5,4% na gasolina e de 4,8% no diesel. Março foi o primeiro mês desde a nova política de preços que não houve nenhuma alteração.

Menor valor em sete meses

Na última semana, o preço médio da gasolina vendida nos postos do Brasil caiu para seu menor nível em quase sete meses, renovando o menor valor desde o início da política de preços da Petrobras, apontaram dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Fonte: G1, 20/04/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Transporte compartilhado e estacionamentos

Por Jorge Hori* Cresce entre os técnicos em mobilidade urbana a percepção de que o transporte compartilhado, por automóvel, é uma das melhores medidas para melhorar a mobilidade urbana, nas grandes ci (...)

Área Azul (Ribeirão Preto/SP)

O projeto de lei da "Área Azul" foi sancionado pelo prefeito. Algumas arestas deverão ser aparadas pela análise das emendas apresentadas pelos vereadores quando da tramitação do projeto. A Transerp qu (...)

Lei que isenta taxa entra em vigor (Maceió/AL)

Estabelecimentos que se enquadram nos termos da Lei 6.621, promulgada dia 19 pela Câmara Municipal de Maceió, já estão cumprindo o dispositivo, mas devem recorrer. A lei dispensa do pagamento de taxa (...)

Zona Azul (Maceió/AL)

Iniciada no dia 8, em meio a polêmicas, a Zona Azul nos bolsões de estacionamentos dos Edifícios Harmony e Le Monde já está sendo fiscalizada pelas equipes de agentes de trânsito da Superintendência M (...)

Carro autônomo: consumidores estão mais receosos

A expectativa dos consumidores acerca dos carros autônomos enfrenta um paradoxo: quanto mais a tecnologia está perto de chegar ao mercado, menor é a disposição para confiar a condução do carro a um si (...)


Seja um associado Sindepark