Mesmo com o início da safra de cana-de-açúcar, neste mês, o preço do litro do etanol aumentou e, nesta semana, ultrapassou a marca dos R$ 2 em São Carlos (a 232 km de São Paulo). Postos de combustível da cidade - um dos polos produtores de etanol no país - comercializavam o litro de combustível por até R$ 2,09 na sexta-feira, 26.
Em menos de sete dias, o litro do combustível ficou até R$ 0,12 mais caro, se comparado com o preço médio cobrado pelo combustível na cidade na semana terminada no dia 20, que era de R$ 1,97, segundo o levantamento semanal da ANP.
O aumento ocorre logo após o início da safra da cana-de-açúcar, quando a tendência no mercado é de quedas no preço.
Levantamento feito pela Folha em São Carlos mostra, porém, que o valor mais comum é o de R$ 2,05 - ainda sim mais alto do que a média de uma semana antes.
O Sincopetro, entidade que representa os postos de gasolina de Araraquara (a 273 km de São Paulo), São Carlos e outras 18 cidades do Estado, informou que, na segunda quinzena de abril, houve reajuste de 8% no preço de etanol nas distribuidoras.
Por isso, alguns postos de combustíveis repassaram o valor ao consumidor final, de acordo com Fernando Bicaletto, presidente da Sincopetro.
"Não houve reajuste em algumas cidades do interior, como Araraquara, por causa da realidade desses mercados, onde não haveria como aumentar os preços", disse.
Alísio Vaz, presidente do Sindicon, que representa as distribuidoras de combustíveis do país, disse que a colheita de cana-de-açúcar iniciou tardiamente por causa do volume de chuvas registradas neste ano.
Esta demora na colheita foi o fator determinante para o aumento do combustível na segunda quinzena deste mês, segundo Vaz.
"A tendência é que o preço dos combustíveis volte a cair nas próximas semanas, com a normalização da produção do etanol nas usinas", afirmou.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de abril de 2013

Pedágio fica mais caro na BA-093 (27/04/2013)

Desde ontem (29), os motoristas estão pagando mais caro ao passar pelas praças de pedágio nas rodovias do sistema BA-093, administradas pela concessionária Bahia Norte. Com o reajuste, a tarifa de um (...)