O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, anunciou que as obras do aeroporto de Vitória serão retomadas em novembro deste ano e garantiu que estará pronto em novembro de 2015. O ministro fez o anúncio junto com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, na manhã do dia 26, no Palácio Anchieta, em Vitória. O cronograma para a retomada das obras de ampliação do aeroporto foi apresentado e um valor para a execução do projeto ainda não foi fixado, segundo noticiou o G1.
No anúncio, o consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon, apresentou um panorama da execução das obras de ampliação do aeroporto. As obras estão paralisadas desde 2008 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou suspensão do repasse de recursos ao consórcio, devido a falhas no contrato. O consórcio, então, interrompeu os trabalhos e recorreu à Justiça para ter os pagamentos normalizados. O projeto inicial foi orçado em R$ 337 milhões.
O ministro garantiu que, agora, o cronograma será cumprido à risca para solucionar o que ele chamou de "pedra no sapato". "O aeroporto de Vitória era uma grande pedra no sapato da Infraero e do governo federal. Agora ela será retirada. Temos que ter compromisso com o calendário. Esse cronograma será rigorosamente cumprido e a minha palavra é a garantia", disse Moreira Franco.
A obra prevê pontes de embarque, mais postos de check-in, estacionamento ampliado para 2054 vagas, praça de alimentação, ampliação do pátio, mais áreas para pouso de aeronaves e nova torre. Segundo o ministro, a capacidade de passageiros por ano passa de 3,3 milhões para 9,7 milhões em 2015.
Durante as obras, uma nova licitação será aberta para a chamada segunda etapa de obras, que deve começar assim que a primeira obra for entregue, em 2015, e deve ficar pronta em 2017.
Fonte: portal G1, 26 de abril de 2013

Pedágio fica mais caro na BA-093 (27/04/2013)

Desde ontem (29), os motoristas estão pagando mais caro ao passar pelas praças de pedágio nas rodovias do sistema BA-093, administradas pela concessionária Bahia Norte. Com o reajuste, a tarifa de um (...)