O Metrô de São Paulo recebeu dia 26 mais dois trens totalmente modernizados. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo, já são 33 máquinas do tipo desde 2010. Pela manhã, estacionaram no pátio do Jabaquara seis vagões vindos de Cabreúva, no interior. Ontem, mais seis vagões deveriam chegar de Araraquara, segundo o Terra.
Os trens passarão pelos testes finais para serem implantados na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda), respectivamente. Segundo o Metrô, estes testes são iniciados ainda na fábrica, durante o processo de modernização, por uma equipe própria da companhia.
Os trens modernizados têm novo sistema de ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (caixa preta), sistema de controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho dos freios em condições de baixa aderência, como em tempo chuvoso.
Também foram realizadas melhorias no sistema de tração, na ergonomia e na iluminação, intervenções que, segundo o Metrô, proporcionam ainda mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes que possibilitam menor consumo de energia).
As composições estão de acordo com as normas de acessibilidade, com espaços para cadeira de rodas e sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros ainda terá mapa dinâmico visual das estações, comunicação em braile e dispositivos de emergência para comunicação com o operador.
As cabines dos operadores foram ampliadas e receberam novo banco ergométrico e acesso mais rápido às informações geradas pela viagem. A modernização dos trens inclui ainda sistema de som que melhora a audição das mensagens sonoras eletrônicas e das divulgadas pelo operador de trem, além de pega-mão fluorescente destinado a pessoas com dificuldades visuais.
Segundo o Metrô, no total, serão 98 composições modernizadas, com investimentos na ordem de R$ 1,75 bilhão.
Fonte: portal Terra, 26 de abril de 2013

Pedágio fica mais caro na BA-093 (27/04/2013)

Desde ontem (29), os motoristas estão pagando mais caro ao passar pelas praças de pedágio nas rodovias do sistema BA-093, administradas pela concessionária Bahia Norte. Com o reajuste, a tarifa de um (...)