Perspectivas com a abertura do processo de impeachment

imagemanodina-309

Por Jorge Hori*

Iniciado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que se seguirá?

1 - Os partidários dela ingressarão no Judiciário, pedindo a suspensão do processo, alegando não existir fundamento jurídico.

2 - De todo o conjunto de alegações do pedido encaminhado por Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal, o presidente da Câmara só aceitou uma: a edição de crédito suplementar sem autorização do Congresso, já no seu segundo mandato, o que caracterizaria um atentado à lei orçamentária. Um ato reconhecido pelo Poder Executivo e cunhado pela mídia como "pedalada fiscal".

- a ocorrência é objetiva: um decreto firmado pela presidente da República, contrariando o disposto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), em vigor quando editado o ato;

- tecnicamente é um descumprimento das leis orçamentárias e é motivo previsto na Constituição Federal, como crime de responsabilidade do presidente da República.

3 - Diante do fato, dificilmente o Judiciário dará liminar para suspender o processo até que se julgue se o fato caracteriza ou não um atentado à lei orçamentária, ou apenas uma falha técnica, corrigida posteriormente.

4 - Com o andamento do processo na Câmara dos Deputados, o evento inevitável e crítico é a votação aberta, em plenária, com chamada individual dos deputados, sobre a admissibilidade ou não do processo. São necessários 2/3 dos deputados, ou seja, 342 votos do total de 513.

5 - Os deputados, na sua maioria, irão votar, com um olho nas manifestações de rua, envolvendo os seus eleitores e outros na sua posição em relação ao governo, novo ou atual, pós-decisão.

6 - A movimentação social, a favor ou contra, será o fator decisivo. Não apenas nos grandes centros, com cobertura da mídia, mas em todos os rincões onde estão os eleitores dos parlamentares.

7 - Se a Câmara votar pela admissibilidade do impeachment, encaminha o processo ao Senado para a decisão, mas já aí ela terá que se afastar do cargo. E dificilmente conseguirá votação favorável, diante da repercussão pública: 2/3 dos senadores terão que disputar novas eleições em 2018.

A par do processo de impeachment foi reaberto o processo de cassação do registro da chapa vencedora em 2014, o que resultaria na saída da presidente e do vice-presidente. O TSE pode optar entre duas alternativas: uma a posse imediata da chapa perdedora e outra a aplicação da regra expressa na Constituição, em caso de vacância dupla, dentro dos dois primeiros anos no mandato, a posse temporária do presidente da Câmara, para convocar uma nova eleição geral, dentro de 90 dias.

Com adiamentos ou não os processos deverão estar decididos até o final de fevereiro de 2016.

Com a decisão, acabarão as expectativas e principais incertezas políticas. Mas não as econômicas.

Dois cenários nacionais poderão ser desenhados:

1. O primeiro com a permanência de Dilma, por mais três anos, de superação dos impasses políticos, mas a manutenção dos impasses econômicos, com uma sucessiva deterioração da economia.

2. O segundo é de um processo de recuperação da economia, com um novo governo, que poderá ser lento. Seria baseado apenas na retomada da confiança e manejo mais eficiente dos mesmos instrumentos da política econômica atual. Dependerá ainda e muito da parceria com a Argentina.

Em São Paulo, no primeiro cenário Haddad se animará em concorrer à reeleição e a cidade sofrerá um baque com o movimento migratório da classe alta em direção à Flórida e outras cidades. Eventualmente Buenos Aires. Haverá uma substancial redução do uso do carro, mais em decorrência do aperto econômico. A alternativa edifícios-garagens estará inviabilizada por insuficiência de demanda.

No segundo cenário, Haddad será "carta fora do baralho" e nem chegará ao segundo turno, a ser disputado por Marta Teresa - agora no PMDB - e, talvez, Russomanno. As vitrines de Haddad serão progressivamente abandonadas. As diretrizes do Plano Diretor, no entanto, poderão ser mantidas, com a tendência de maior compactação da cidade. O carro voltará a ter maior liberdade, mas enfrentará maiores congestionamentos.

No primeiro cenário, a atividade de estacionamento pago irá encolher, com uma redução da demanda. No segundo tenderá a se estabilizar num patamar mais baixo, com uma gradual recuperação, com mudanças nos padrões tecnológicos.  Edifícios-garagens ou estruturas verticalizadas poderão ser a principal inovação nas áreas mais adensadas.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Sinal verde para construção da garagem (RJ)

A escavação do subsolo para realização das obras da garagem subterrânea na orla de Charitas, na Zona Sul de Niterói, já está liberada, conforme noticiou a Coluna Informe, de O Fluminense. O Instituto (...)

Flanelinhas aproveitam fim de ano para dominar ruas

Flanelinhas estão dominando as vagas de Zona Azul em regiões da capital com grande movimentação de pessoas no fim do ano. O Vigilante Agora percorreu 11 locais que recebem muita gente nesta época do a (...)