Parking News

Para ir diariamente de um canto a outro da cidade de carro, o paulistano precisa de muita paciência. O trânsito estressante e a falta de locais adequados para estacionar os veículos a um preço justo são situações frequentes. Uma alternativa viável para chegar rápido ao destino e ter a certeza de que o carro está seguro é usar um dos seis estacionamentos E Fácil, que são integrados às estações do Metrô da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). São 1.266 vagas que atendem cerca de 25 mil usuários por mês, mas que teriam capacidade para atender até 37.980. Segundo o Metrô, o sistema E Fácil deve ser ampliado e novos estacionamentos serão criados nas extremidades das linhas. As informações são do Diário de S. Paulo.
O serviço de estacionamento existe desde 2008 e, de acordo com o Metrô, nunca ocorreu um caso de roubo. Eles têm seguro e o preço é inferior ao cobrado na região. A economia supera 40%. Alguns deles funcionam 24 horas, incluindo os finais de semana e feriados.
Para usar o estacionamento, o usuário precisa comprar um cartão que custa R$ 2 e funciona como um bilhete único que pode ser recarregado. A tarifa dá direito a 12 horas de estacionamento e a duas passagens gratuitas que valem durante o período em que o carro fica parado. O usuário também pode contratar o serviço apenas para deixar o carro sem ter de usar o metrô ou o trem.
Meio ambiente
Desde que foi criado, o serviço já atendeu quase um milhão de usuários. Segundo estimativa da pesquisadora Paula Bertacini, do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP (Universidade de São Paulo), o volume de carros estacionados no Metrô mensalmente reduz em cerca de 0,25% o índice de poluição da cidade. Com a capacidade máxima, a redução chegaria a 0,37%.
Fonte: Diário de São Paulo, 25 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A lei é para todos (20/07/2011)

Na madrugada do domingo dia 10 de julho, o deputado federal e ex-jogador Romário teve sua habilitação apreendida por se recusar a fazer o teste do bafômetro ao ser parado em uma blitz da Operação Lei (...)

Sem Parar (22/07/2011)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de entrar em funcionamento no Shopping Ibirapuera, na capital paulista. Com isso, são 79 shoppings com a fac (...)

Faltam estacionamentos em Taguatinga (19/07/2011)

O crescimento de Taguatinga e, em consequência, da frota de automóveis da cidade, tem agravado um problema para os motoristas: a falta de vagas para estacionar. É o que mostra a dupla do Parceiro do D (...)

O perigo está no ar (27/07/2011)

Combater os altos índices de substâncias tóxicas presentes no ar é para São Paulo um desafio comparável a despoluir o Rio Tietê ou acabar com os congestionamentos de trânsito: especialistas sabem que (...)

São Caetano terá regras para valets (26/07/2011)

Os serviços de manobra e guarda de veículos em São Caetano terão de seguir normas até o fim do ano. Projeto de lei que tramita na Câmara desde 2009 tem por objetivo coibir o funcionamento de empresas (...)


Seja um associado Sindepark