Parking News

Apesar de a campanha para aumentar a segurança no trânsito de quem anda a pé estar perto de completar três meses, metade dos pedestres paulistanos não sabe que tem de erguer o braço para ganhar a prioridade ao atravessar. Estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que apenas 51,4% dos entrevistados conhecem o chamado "gesto do pedestre". Esse gesto foi instituído no dia 27 de maio pela Secretaria Municipal dos Transportes. O objetivo é adotar na capital paulista a prática que foi bem sucedida em Brasília. Ao se aproximarem de uma faixa de segurança, as pessoas devem fazer um sinal erguendo o braço para frente ou para o lado para indicar que vão atravessar. Ao vê-lo, os motoristas devem parar, explica o jornal Estado de S. Paulo.
Um dado da pesquisa da CET chama a atenção: os motoristas já são mais informados sobre seu dever do que os pedestres sobre seu direito. Entre os condutores entrevistados, 72,4% dizem conhecer o gesto. "Eles estão mais ligados nos assuntos de trânsito do que os pedestres", disse a superintendente de Educação e Segurança de Trânsito da CET, Nancy Schneider.
A companhia pretende difundir o gesto do pedestre com algumas mudanças na campanha. Os "mãozinhas", que ficam nos cruzamentos, não vão carregar mais placas com formato de mão - a ideia agora é que eles conversem com as pessoas e as incentivem a atravessar na faixa, fazendo o gesto para pedir preferência.
Desde o fim de maio, o número de pessoas que teve contato com a campanha aumentou 13,1% entre os pedestres e 20,3% entre os motoristas. Hoje, 61,2% dos pedestres sabem das ações para aumentar sua segurança, ante 77,6% dos condutores. O estudo foi feito entre os dias 11 e 15 deste mês com 803 pessoas (400 pedestres e 403 motoristas).
Punição
No dia 8 de agosto, a CET vai começar a multar motoristas que avançarem sobre a faixa quando houver pedestres atravessando no centro. A multa pode chegar a R$ 191,53 e render sete pontos na carteira.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de julho de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

A lei é para todos (20/07/2011)

Na madrugada do domingo dia 10 de julho, o deputado federal e ex-jogador Romário teve sua habilitação apreendida por se recusar a fazer o teste do bafômetro ao ser parado em uma blitz da Operação Lei (...)

Sem Parar (22/07/2011)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de entrar em funcionamento no Shopping Ibirapuera, na capital paulista. Com isso, são 79 shoppings com a fac (...)

Faltam estacionamentos em Taguatinga (19/07/2011)

O crescimento de Taguatinga e, em consequência, da frota de automóveis da cidade, tem agravado um problema para os motoristas: a falta de vagas para estacionar. É o que mostra a dupla do Parceiro do D (...)

O perigo está no ar (27/07/2011)

Combater os altos índices de substâncias tóxicas presentes no ar é para São Paulo um desafio comparável a despoluir o Rio Tietê ou acabar com os congestionamentos de trânsito: especialistas sabem que (...)

São Caetano terá regras para valets (26/07/2011)

Os serviços de manobra e guarda de veículos em São Caetano terão de seguir normas até o fim do ano. Projeto de lei que tramita na Câmara desde 2009 tem por objetivo coibir o funcionamento de empresas (...)


Seja um associado Sindepark