Os donos da Leopoldo Miguez (RJ)

flanelinhas-755

Dia e noite na Rua Leopoldo Miguez, em Copacabana, moradores, comerciantes e visitantes reclamam da quantidade de flanelinhas. A via, que conta com estacionamento do Rio Rotativo, das 7h às 19h, está tomada por guardadores não oficiais.
Os flanelinhas, que não usam uniforme, cobram R$ 5 por uma vaga no período de duas horas, quando o preço oficial é de R$ 2. A equipe do Globo-Zona Sul esteve no local em uma quarta-feira, às 17h30 e, ao procurar uma vaga, foi informada por guardador que o valor cobrado seria de R$ 5. Ao ser questionado sobre a necessidade do talão, ele disse que “arranjaria” um. De acordo com um comerciante da região que não quis se identificar, os flanelinhas compram a cartela com os vendedores oficiais.
“Eles vendem o cartão por um valor mais caro. Mas, na maioria das vezes, nem dão o tíquete, só cobram o dinheiro. Isso acontece direto”, diz o comerciante. Em outra quadra da rua, a equipe perguntou quanto custaria deixar o carro durante toda a noite. Ouviu que seria R$ 30, mas que, devido à crise, passou para R$ 20. Uma moradora também reclama: “Meu prédio não tem garagem e eu sou coagida a pagar. Não quero ter meu carro arranhado”.
Questionada pela reportagem, a Guarda Municipal informou que vai reforçar a fiscalização na rua. Afirmou ainda que esse tipo de cobrança é irregular e configura crime de extorsão desde que haja flagrante. Nestes casos, autor e vítima devem ser conduzidos pela autoridade local para registro na delegacia.
Fonte: O Globo - 13/04/2017

Aplicativos, o ilegal que se torna usual

Por Jorge Hori* A discussão sobre os aplicativos de chamada de carros para o serviço pago de transporte individual renovou o confronto entre as visões jurídicas com as populares. A visão popular quer (...)

Sancionada lei da "Área Azul" (Ribeirão Preto)