Apple obtém autorização para testar carro autônomo

carroautonomo-830

A Apple está perto de testar nas ruas seu software para carros autônomos, entrando na corrida para mudar os sistemas de transporte. O Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (EUA) confirmou que concedeu licença à empresa para conduzir os testes. A autorização teria sido dada nas duas últimas semanas, já que em 30 de março ela não constava do site.

Os testes começarão em breve, com carros já existentes, segundo uma fonte que conhece o assunto. A licença é para o Lexus RX450h.

Os testes são um sinal claro de que a Apple está decidida a entrar nesse campo, que poderá, no futuro, transformar a mobilidade e provocar uma reviravolta na indústria automotiva. Um quarto das distâncias percorridas em carros nos Estados Unidos pode ser feita em veículos elétricos autônomos ao fim da próxima década, de acordo com o Boston Consulting Group. Hoje, além da Apple, outras 29 empresas têm licença para testar esse tipo de carro no estado da Califórnia.

Equipes nos EUA e Canadá

Os carros de teste da Apple contarão com um tripulante, para monitorar os resultados. A autorização para os testes exige que as empresas informem qualquer incidente em até dez dias úteis a contar da ocorrência.

A tecnologia de veículos autônomos da Apple está sendo desenvolvida em escritórios secretos da empresa na cidade de Sunnyvale, na Califórnia. Uma fonte disse que a empresa ainda tem uma equipe no Canadá desenvolvendo um sistema operacional para essa plataforma. A Apple não quis comentar o assunto.

Fonte: Agência O Globo, 15/04/2017

Aplicativos, o ilegal que se torna usual

Por Jorge Hori* A discussão sobre os aplicativos de chamada de carros para o serviço pago de transporte individual renovou o confronto entre as visões jurídicas com as populares. A visão popular quer (...)

Sancionada lei da "Área Azul" (Ribeirão Preto)