Mais de 120 são autuados no retorno da Zona Azul (Sorocaba)

zonaazulsorocaba-561

O primeiro dia de fiscalização do estacionamento rotativo da Zona Azul, no Centro, registrou, das 9h às 14h30, 127 condutores autuados por descumprirem as regras, segundo informou a Urbes.
O dia foi também de movimentação intensa nos pontos de venda. Na praça Coronel Fernando Prestes, em uma banca de jornal, diversos motoristas compravam talões. Enquanto cada cartão custa R$ 0,50 (uma hora) e R$ 0,70 (duas horas), o talão é vendido com 10 cartões (por R$ 5 ou R$ 7 respectivamente).
A condutora Tayane Nataly Mendes, 25 anos, no entanto, relata que não foi fácil adquirir o talão. Primeiro, ela foi até a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), mas conta que já tinham acabado os cartões e a previsão era de que mais chegassem em duas horas. Ela foi então até a banca de jornal onde conseguiu achar o talão. “São poucos lugares para comprar”, reclamou.
Segurança
A questão da insegurança de estacionar nas vias públicas ainda preocupa os motoristas. Vilma Marcelino questiona a vantagem de pagar pela Zona Azul. “Vou pagar para deixar ele (o carro) na rua e não vou ter segurança do mesmo jeito”, diz. Para Tayane Nataly Mendes, a dúvida é sobre a responsabilidade da Prefeitura com o veículo. “E se de repente roubarem meu carro? A Urbes vai assumir? Dentro do estacionamento temos essa segurança”.
 A Urbes informou que “a tarifa paga para o uso da vaga da Zona Azul visa à rotatividade do estacionamento por um tempo determinado, ou seja, para que todo cidadão tenha o direito de ocupar aquele espaço público, e não para promover a segurança (guarda) do veículo”.
Estacionamentos
Os estacionamentos particulares não veem um impacto grande com a implantação do sistema. Como o limite de permanência é de duas horas, o manobrista Wellington Gardino acredita que pode ocorrer um pequeno crescimento no número de mensalistas. “Principalmente as pessoas que precisam ficar com o carro o dia inteiro no Centro”, diz. Alexandre Samuel, que é proprietário de dois estacionamentos no Centro, diz que se por um lado terá maior procura dos funcionários de comércios da área, em contrapartida deve perder clientes que estacionam por curtos períodos. Porém, ele ainda não observou alterações no número de clientes.
Motoristas ainda estacionam sem cartões
Nem todos os motoristas pareciam saber que a Zona Azul já está em vigência. Alguns carros estacionados estavam sem cartões visíveis — como determina as regras do sistema — e motos estacionaram na área delimitada. Na rua da Penha, um motociclista foi surpreendido por uma multa quando voltou ao local em que deixou a moto. Ele estava irritado, pois acreditava que a fiscalização só teria início no dia 21. Outras motos estacionadas no local também estavam com multas. Ao todo, são 815 vagas distribuídas em 28 vias da cidade.
Fonte: Cruzeiro do Sul - Sorocaba - 11/04/2017

Aplicativos, o ilegal que se torna usual

Por Jorge Hori* A discussão sobre os aplicativos de chamada de carros para o serviço pago de transporte individual renovou o confronto entre as visões jurídicas com as populares. A visão popular quer (...)

Sancionada lei da "Área Azul" (Ribeirão Preto)