Parking News

As novas pistas da Marginal do Tietê completam em 27 de abril um mês de operação e, pelo menos por enquanto, contrariam as previsões mais pessimistas, que apontavam que os benefícios seriam perdidos nesse período. Balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) - que será divulgado nesta semana - aponta que a via teve redução de 44% na lentidão. Por outro lado, aumentou o número de carros na Marginal, possível indicativo de saturação no futuro, indica reportagem do Estado.
As pistas centrais da Marginal do Tietê foram inauguradas em um sábado, dia 27 de março. Os efeitos no trânsito da capital, no entanto, não podem ser atribuídos exclusivamente a elas, uma vez que o Trecho Sul do Rodoanel ficou disponível menos de uma semana depois. O conjunto das duas obras - que totalizaram quase R$ 7 bilhões - aponta redução de 28% nos congestionamentos de toda a cidade, segundo dados da CET. Na Avenida dos Bandeirantes e Marginal do Pinheiros - áreas que sofreram mais influência com o Rodoanel - a redução foi respectivamente de 36% e 22% no período.

Carros
A redução nos congestionamentos fez muitos motoristas passarem a usar a Marginal do Tietê. Medição da CET aponta que houve um aumento de 30 mil carros por dia na via - crescimento que varia diariamente entre 10% e 11% em relação ao período antes da inauguração das duas obras. A estimativa divulgada inicialmente era de acréscimo de 35 mil veículos - automóveis, caminhões e ônibus.
Apesar do crescimento no movimento de veículos, um dos motivos para menos congestionamento foi a redução de caminhões na Marginal do Tietê, segundo estimativa da CET - o número oficial deve ser fechado nesta semana. Esse conjunto de situações proporcionou também uma melhora de 25% na velocidade média na via durante o horário de pico. O aumento, no entanto, foi menor do que o registrado nas vias mais afetadas pelo Rodoanel. Na Avenida dos Bandeirantes, a velocidade média aumentou 37% e na Marginal do Pinheiros, 40%.
Um alerta feito pelos especialistas em relação a esse aumento no movimento na Marginal diz respeito à procedência dos motoristas. "Essas boas condições são temporárias, porque uma nova via sempre desperta uma demanda reprimida. E o pior é que, além de trazer motoristas que utilizavam outras vias, atrai também gente do transporte coletivo", diz o consultor Horácio Figueira, que acrescenta que, apesar de o acumulado mostrar melhora, em alguns momentos do dia os ganhos já começam a ser perdidos. "Nós vemos a Marginal livre fora do horário de pico. Mas em alguns dias ela já voltou a parar nos picos."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Obras terão de pagar por trânsito (21/04/2010)

O projeto de lei que permite à Prefeitura de São Paulo cobrar até 5% do valor de uma obra em melhorias no trânsito foi aprovado em 20 de abril na Câmara Municipal, com o apoio dos 45 vereadores presen (...)

Temporizadores nos pardais (23/04/2010)

Um projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro obrigará, se aprovado, a instalação de temporizadores nos sinais equipados com radares. O objetivo, segundo o (...)

Sistema novo só para junho (20/04/2010)

Foi transferida para 1º de junho a implantação definitiva do novo modelo de Zona Azul em Florianópolis, que permite pagar o estacionamento pelo celular, via internet. Dos 85 setores do sistema, foram (...)

Guidão versus volante (28/04/2010)

Uma ciclovia de 14 km, adjacente à Marginal Pinheiros, foi inaugurada em fevereiro. Passamos, assim, a ter 45 km de pistas para bicicletas. Ainda é pouco em comparação aos 17.000 km de ruas para carro (...)

Ciclistas fora da lei (26/04/2010)

Quem disse que trafegar na contramão, circular fora do horário permitido, fazer ultrapassagem proibida e ignorar placa de trânsito são exclusividade de condutor de automóvel? Adeptos da bicicleta anda (...)


Seja um associado Sindepark