Multas da Zona Azul crescem 42% no período de um ano (Mogi/SP)

rotativoalfenas-828

O número de autuações aplicadas aos motoristas que estacionam em desacordo com a regulamentação do sistema de estacionamento controlado Zona Azul em Mogi das Cruzes, entre janeiro e setembro deste ano, foi 42,3% maior que o registrado no mesmo período de 2015.

É o que aponta o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Transportes. De acordo com os dados da pasta, ao longo dos nove primeiros meses de 2016, 1.737 infratores foram autuados no município por cometerem este tipo de irregularidade. Já no ano passado o número de multas aplicadas em função da infração ficou em 1.220.

É considerado estacionado irregularmente todo veículo que permanecer em urna das vagas do estacionamento rotativo sem realizar o pagamento da tarifa correspondente ao período utilizado; utilizar o comprovante de pagamento de forma incorreta, contrariando as instruções nele inseridas; ultrapassar o tempo máximo de estacionamento na mesma vaga, estabelecido através das placas de regulamentação; bem como trocar o comprovante de pagamento de tarifa depois de expirado o tempo controlado para permanência no local, entre outros pontos.

O motorista que for flagrado descumprindo as normas previstas pela Zona Azul está sujeito a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 127,69.

Vagas e tarifas

A aquisição do tíquete que autoriza a permanência no estacionamento rotativo pode ser feito nos parquímetros, com a utilização de moedas ou cartões recarregáveis, ou pelos meios eletrônicos, como o aplicativo para smartphones Vaga Inteligente, pela internet ou por SMS.

O valor é de R$ 1,50 para primeira hora, que pode ser acrescido até chegar a R$ 3, que corresponde a contratação de duas horas. Atualmente, Mogi conta com 1.024 vagas de estacionamento controlado na região central.

Fonte: Mogi News - Mogi Das Cruzes - 22/10/2016

Novos hábitos e os riscos para os estacionamentos

Por Jorge Hori* A mobilidade urbana evoluirá em ciclos: o ciclo atual é de crescimento das frotas e da circulação de automóveis, com aumento dos congestionamentos e busca de alternativas das pessoas p (...)

Aplicativo dará 40% de desconto em multas