Mais vagas para carros na Barra e Centro Histórico (Salvador/BA)

shoppingsalvador-278

Praticamente do lado do Farol da Barra, o Boteco do Farol pode dizer que tem uma vista privilegiada. Mas nem a vista, nem o serviço evitam uma reclamação comum entre os clientes: não tem onde estacionar. “A maioria dos clientes, 90%, reclama. A Barra está uma beleza, mas o problema é esse. Quem quer curtir não quer andar. Tem que parar o carro no shopping e vir andando”, disse o subgerente do estabelecimento, Jair Fernandes.

Mas isso pode mudar nos próximos meses. Um edital da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) vai oferecer incentivos fiscais a empresas para estimular a implantação, reforma e ampliação de estacionamentos na Barra e também no Centro Histórico (Pelourinho).

O documento, previsto para ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dia 24, é a primeira iniciativa do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (Pidi), que ainda deve atingir o Comércio e a Península de Itapagipe. O Pidi foi aprovado pela Câmara Municipal em 2015 e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, recuperando imóveis de forma que sejam gerados trabalho e renda.

A depender do segmento econômico, o empreendimento pode ter até 50% do valor investido na construção revertido em créditos tributários para pagamento do IPTU e do ISS.

Expectativa de melhora

No caso das empresas de estacionamento, o incentivo pode chegar a 40% - mas com um teto de até R$ 3 milhões. “Desde que a prefeitura fez a revitalização da Barra, havia a reivindicação de comerciantes e moradores quanto à carência de estacionamento. Mas não cabe à prefeitura investir diretamente nisso. Quem faz o papel de empreender é a iniciativa privada. O que cabe à prefeitura é criar políticas públicas que possibilitem ao empreendedor montar o seu negócio. Nunca antes houve uma política pública nessa linha em Salvador”, afirmou o titular da Sedes, Bernardo Araújo.

Para o secretário, o estímulo fiscal será suficiente para atrair investidores para o Centro Histórico e para a Barra. “Principalmente nesse momento que a gente vem de uma recessão e que começamos a ter alguma melhora. O índice de confiança do consumidor está melhorando. Então, acreditamos que, no primeiro semestre do ano que vem, a situação vai estar melhor e será um ambiente de oportunidade para o empreendedor”, afirmou o secretário.

Negócio

Frequentadores da Barra e donos do restaurante Café Gourmet, na Praça da Sé, o casal Alberto, 60 anos, e Maria da Graça Prado, 59, esperam que o problema do estacionamento seja resolvido. “Aqui (na Barra), paramos na Zona Azul, mas é sempre muito concorrido. E lá (no Pelô), nosso restaurante é agradável, mas todo mundo reclama da falta de vaga. Com estacionamento e fiscalização da prefeitura, ajudaria muito”, opinou Alberto.

No Largo do Cruzeiro do São Francisco, no Pelourinho, a gerente do restaurante Schone Reise, Ana Paula Lima, 34, também convive com o problema. Ela diz que a falta de estacionamento afasta clientes locais. “A gente acaba atraindo o público de fora, turista que vem com guia. Os clientes daqui, que deviam vir conhecer mais o Centro Histórico, não vêm e esse (estacionamento) é um dos motivos.”

O secretário da Sedes, Bernardo Araújo, garante que o aumento de vagas vai facilitar o acesso das pessoas. “O cidadão de Salvador quer um local onde ele possa estacionar. Tem um ditado em inglês que diz ‘no parking, no business’. Ou seja, sem estacionamento, não tem negócio, e é bem isso.” O edital aceita candidatos até 12 de dezembro.

Fonte: Correio - Salvador - 24/10/2016

Novos hábitos e os riscos para os estacionamentos

Por Jorge Hori* A mobilidade urbana evoluirá em ciclos: o ciclo atual é de crescimento das frotas e da circulação de automóveis, com aumento dos congestionamentos e busca de alternativas das pessoas p (...)

Aplicativo dará 40% de desconto em multas