Parking News

Aplicativo dará 40% de desconto em multas

aplicativotransito-468

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lança hoje um aplicativo para celular que vai dar um desconto de 40% no valor da multa aplicada aos motoristas infratores. Para isso, o condutor terá que reconhecer que houve a infração, sem apresentar defesa prévia ou recurso, e pagá-la até a data de vencimento. Também é necessária a adesão dos órgãos de trânsito responsáveis por aplicar as multas: os 27 Detrans dos estados e o do Distrito Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O aplicativo se chama Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo o Denatran, órgão ligado ao Ministério das Cidades, o programa vai facilitar a comunicação de infrações de trânsito entre os órgãos de autuação e os motoristas.

O SNE foi criado para atender a uma lei sancionada em maio pela ex-presidente Dilma Rousseff, que entra em vigor hoje e altera o Código de Trânsito Brasileiro. A lei diz que, “caso o infrator opte pelo sistema de notificação eletrônica, se disponível, conforme regulamentação do Contran, e opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa”. Disponível para Android e iOS

O aplicativo estará disponível nos sistemas Android (Google) e iOS (Apple). Depois de instalar o dispositivo, o motorista precisa se cadastrar. O usuário poderá inserir os dados do veículo e receber as infrações aplicadas pelos órgãos de trânsito que aderiram à ferramenta. Com isso, diz o Denatran, o envio da notificação será mais rápido e terá menos custos. Caso a multa não seja paga até o vencimento, será expedido um novo boleto com juros e sem o desconto.

O aplicativo permitirá ainda ver detalhes de cada multa e indicar o condutor responsável por ela. Segundo o Denatran, só os Detrans, a PRF e o Dnit estão aptos a aderirem ao novo sistema num primeiro momento. O Detran de Minas Gerais, por exemplo, já anunciou que vai participar. Já o Detran do Rio informou que vai aderir ao aplicativo, mas, antes de se associar, aguarda respostas a alguns questionamentos técnicos feitos ao órgão federal. Já o Detran do Distrito Federal, até ontem, ainda estava analisando o que vai fazer.

A nova lei vai conceder um desconto maior ao já aplicado hoje, de 20%, quando a multa é paga dentro do prazo. Até agora, a legislação dizia que o “pagamento da multa poderá ser efetuado até a data do vencimento expressa na notificação por 80% do seu valor”. PARA PROFESSOR, UMA INICIATIVA INTERESSANTE Especialista em planejamento e operação de sistemas de transportes, o engenheiro José Eugênio Leal, professor da PUC-RJ, afirma que o novo aplicativo traz uma comodidade aos motoristas infratores, facilitando o pagamento das multas. No entanto, para ficar mais completo, ele sugere que, no futuro, passe a aceitar também pedidos de recursos.

“Acho que é uma comodidade e facilita o pagamento das multas. A grande atratividade, no entanto, é o desconto. Então, pode ser um atrativo para muita gente que protela o pagamento ou tem preguiça de sair de casa para pagar o boleto. Por trás do aplicativo, há o interesse do poder público de aumentar e facilitar a arrecadação. Não sei se compensa para os Detrans abater 40% de cada multa. Então, pode ser que alguns acabem não aderindo. Mas é uma inciativa interessante”, opina o professor.

Fonte: O Globo - 01/11/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Novos hábitos e os riscos para os estacionamentos

Por Jorge Hori* A mobilidade urbana evoluirá em ciclos: o ciclo atual é de crescimento das frotas e da circulação de automóveis, com aumento dos congestionamentos e busca de alternativas das pessoas p (...)

Zona Azul ganha aplicativo e site (Sumaré/SP)

O serviço de Zona Azul de Sumaré recebeu um pacote de modernização, lançado dia 25 pela prefeita Cristina Carrara (PSDB). Agora, o usuário poderá pagar pela permanência nas vagas comprando créditos de (...)

Agora é lei (RJ)

O governador em exercício Francisco Dornelles sanciona hoje (1º) projeto de lei que prevê a criação de vagas para grávidas e pessoas com crianças menores de dois anos em estacionamentos de shoppings (...)

Compartilhamento avança no país

Uma lista extensa de razões que têm levado um grande número de pessoas a abrir mão do carro próprio alimenta um fenômeno que vem ganhando espaço nas ruas das grandes cidades: os veículos compartilhado (...)

1° estacionamento solar é inaugurado (CE)

O primeiro estacionamento gerador de energia solar do Ceará foi inaugurado em Limoeiro do Norte, no dia 20 de outubro, pela empresa Prátil, da Enel. Ao todo, foram instalados 27 módulos fotovoltaicos (...)


Seja um associado Sindepark