Motoristas e comércio prejudicados por falta de tolerância para estacionar na Ilha do Governador

Não é novidade que a Ilha do Governador sofre com o problema crônico de falta de vagas de estacionamento, o que acaba tendo impacto no já confuso trânsito da região. No bairro da Portuguesa, por exemplo, este problema é bastante perceptível. Entretanto, os dois estacionamentos localizados em frente ao McDonald’s e ao Hipermercado Extra, que poderiam ser soluções para este problema, se tornaram vilões devido a uma série de regras que não beneficiam a população.

Desde outubro de 2015, quando a Stop Meier assumiu a concessão do espaço público, a empresa vem tomando medidas em desfavor aos motoristas insulanos. Ela acabou com o período de tolerância e já realizou dois aumentos na tarifa de ambos os estacionamentos.

Com essas condições desfavoráveis, o estacionamento perde clientes e motoristas estacionam em locais proibidos, como as calçadas Estrada do Galeão e da Rua República Árabe da Síria ou nas baias de pontos de ônibus, para resolverem problemas rápidos em bancos ou na farmácias, por exemplo. Em horários de rush chega a se formar uma fila de veículos parados junto à calçada próxima ao McDonald’s.

A falta da tolerância também propicia situações de transtorno, como já aconteceu de taxistas e motoristas de aplicativo tendo que pagar a tarifa de R$ 7,00, equivalente à hora, por terem entrado no estacionamento para deixar passageiros idosos ou com necessidades especiais em um local mais próximo de seu destino. O motorista Cleber Viana considera a medida uma “armadilha” para os motoristas.

— Conheço muitos colegas de profissão que já passaram por isso e realmente é muito chato. Falta bom senso para empresa para entender que a tolerância é necessária justamente para esses casos. Se até os shoppings dão, por que eles não podem dar? — ponderou Cleber.

Para estacionar no local, onde o carro fica exposto ao sol e chuva e não têm funcionários para tomar conta dos veículos, o motorista precisa desembolsar na primeira hora R$ 7,00 e a hora adicional ou fração R$ 3,00. Vale lembrar que o contrato de concessão estabelecido pela prefeitura permite que a Stop Meier utilize o espaço até outubro de 2025.

Procurada, a Stop Meier não se manifestou até o fechamento desta edição.

Jornal Ilha Notícias - Ilha do Governador - RJ - 01/07/2022

Excesso nas ações trabalhistas

Infelizmente, os pedidos imotivados e excessivos começam a voltar em grande quantidade aos Tribunais Trabalhistas. Consultas em sistemas (...)

'Caneta' implacável (Rio Preto)