Minhocão passa a se chamar João Goulart

minhocao-407

O prefeito Fernando Haddad sanciona nesta segunda-feira (25) lei que muda o nome do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, para Elevado Presidente João Goulart. No mesmo dia, Haddad também deve decretar o projeto Ruas da Memória, que determina a mudança de nomes e símbolos que remetam ao regime militar na cidade. A mudança foi aprovada na Câmara de São Paulo em 22 de junho.

A maioria dos vereadores concordou em trocar o nome do general que comandou o país entre 1967 e 1968 para o do presidente deposto no golpe de 1964. O projeto da mudança foi apresentado pelo vereador Eliseu Gabriel, que diz ser um "contrassenso" o nome do general ser mantido em plena democracia. Construído pelo prefeito Paulo Maluf em 1971, o elevado liga a zona oeste à região central, fazendo conexão com os principais acessos às regiões sul e leste da cidade.

A proposta de Maluf – já considerada indevida por urbanistas à época – era aliviar o trânsito na região. A obra, porém, acabou deixando um rastro de degradação e desvalorização no entorno. Com isso, a via virou alvo da maior polêmica urbanística da cidade. Desde a gestão Gilberto Kassab ampliaram-se as discussões sobre a sua possível demolição. O Plano Diretor aprovado pela gestão Haddad prevê estudos para a desativação do elevado ou a transformação da área no "parque Minhocão", dando fim ao tráfego de carros. Na contramão da ideia, porém, está a maioria dos paulistanos. Pesquisa Datafolha de setembro de 2014 mostra que só 7% deles são a favor da demolição.

Fonte: Folha de S. Paulo - 25/07/2016

Lei regulamenta estacionamentos

Cerca de 430 estacionamentos que operam em Santos têm um prazo de 90 dias para se adaptar à lei municipal nº 3.284, cujo objetivo é organizar os serviços de manobra e guarda de veículo em geral (...)

Parou, clicou, pagou