Com falta de vagas nas ruas, cresce número de estacionamentos em São Carlos

estacionamentomt-284

Com a falta de vagas para parar nas ruas, empresários investem em estacionamentos na região central de São Carlos (SP). A cidade, que em 2013 tinha 35 locais particulares destinados aos veículos, chegou a ter 59 no ano passado, um aumento de 20%, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Em Araraquara, nesse mesmo período, o número de estacionamentos foi de 34 para 50 (11%) e, em Rio Claro, de 25 para 35 (13%).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2005 São Carlos tinha 62.322 automóveis. Dez anos depois este número saltou para 107.432, um aumento de 58%. Com mais veículos nas ruas está cada vez mais difícil encontrar lugares para parar. “Geralmente rodo pelo quarteirão umas quatro, cinco vezes e acabo indo para o estacionamento”, diz o corretor Henrique Maldonado.

Aumento da demanda

Muita gente prefere parar na rua, mas por falta de opção ou pela correria acaba se rendendo a pagar um pouco mais por uma vaga. Esse comportamento chamou atenção de empresários como Mozart Maluf Pedroso, que abriu um estacionamento há 10 anos na cidade. Ele, que acabou de abrir outro, acha que ainda tem mercado para continuar investindo. “Hoje, estamos com sete estacionamentos e rumamos para dez unidades”, disse.

Segundo ele, além do aumento significativo da frota, corredores exclusivos para ônibus, expansão da Área Azul e outras mudanças na lei de zoneamento de trânsito levam a uma redução de vagas na região central.

Investimento certo

Outro detalhe que ajuda esse tipo de empreendimento é o investimento, que é mais baixo por depender de pouca estrutura e poucos funcionários. Até mesmo quem não era do ramo se arrisca e abre um estacionamento. “O proprietário tem outro comércio na mesma rua e viu a demanda, a falta de vagas, então resolveu abrir”, disse a gerente Rachel de Almeida.

Para o engenheiro de transportes Antonio Nelson Rodrigues da Silva, da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), o aumento no número de estacionamentos pode ter um lado ruim. Ele explica que oferta de vagas pode atrair mais carros para uma região e aumentar os problemas no trânsito da cidade.

“Quando se cria mais vagas de estacionamento a mensagem que você está passando para o proprietário do automóvel é: ‘pode vir para essa região que tem lugar para estacionar’. Só que para chegar nessa região ele sobrecarrega o sistema viário da casa dele até o local de destino”, disse.

Fonte: G1/São Carlos e Araraquara, 20/07/2016

Lei regulamenta estacionamentos

Cerca de 430 estacionamentos que operam em Santos têm um prazo de 90 dias para se adaptar à lei municipal nº 3.284, cujo objetivo é organizar os serviços de manobra e guarda de veículo em geral (...)

Parou, clicou, pagou