Mais de duas mil multas já aplicadas por irregularidades na Zona Azul em 2023 (Itatiba/SP)

Itatiba já registrou, pelo menos, 2.169 multas por estacionamento ou outras irregularidades nas áreas de cobertura da Zona Azul Digital no primeiro trimestre de 2023, apenas pelos agentes da Estapar, empresa responsável pela implantação, manutenção e fiscalização da Zona Azul na cidade.

O número de autuações pode ser ainda maior pois não estão computados aplicações de multas confeccionadas pela Guarda Municipal (GM), Agentes de Trânsito municipal e pela Polícia Militar (PM).

De acordo com números fornecidos pelo Departamento Municipal de Trânsito, foram 948 infrações registradas no primeiro mês desse ano. Em fevereiro foram 484 autuações, queda de 48,9% com relação ao mês anterior. Já em março foram mais 737 autuações, aumento de 52,2% com relação à fevereiro, porém, 22,2% a menos que as ocorrências de janeiro.

A cidade conta hoje com 1.636 vagas de estacionamento na área de cobertura da Zona Azul para veículos de passeio, 569 vagas para motocicletas, 25 vagas para carga e descarga, 89 vagas de idosos, 51 para deficientes e 25 vagas consideradas como “zona branca”, onde o motorista pode parar por, no máximo, 15 minutos, com o pisca alerta ligado. Além disso, os motoristas podem contar com 62 terminais de autoatendimento espalhados pelas ruas e avenidas abrangidas pela Zona Azul.

Estacionar de forma irregular nas vagas regulamentadas, sem habilitar o cartão da Zona Azul Digital, é infração grave, sujeita ao registro de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo ao Pátio Municipal.

O diretor de Trânsito Municipal, Bel. Otávio Botelho Ferreira, informou que, por enquanto, não existe nenhum tipo de estudo para se alterar ou ampliar a área de Zona Azul da cidade. Além disso, faz um alerta aos motoristas para evitar ser autuado. “Aconselho sempre ao motorista ao estacionar, efetuar o pagamento da tarifa mesmo que seja um estacionamento rápido, de apenas cinco minutos. É melhor gastar um real do que ter que pagar quase duzentos reais de multas mais cinco pontos na CNH”, comentou.

Jornal de Itatiba - SP - 10/05/2023