Mais de cem veículos são autuados por estacionamento irregular na zona Sul de Manaus

Promover a circulação de veículos com segurança nas vias da cidade foi o objetivo da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que intensificou nesta segunda-feira, 6/11, a fiscalização de estacionamentos no Centro. A operação resultou na autuação de 120 veículos por irregularidade. As infrações constatadas refletem um desrespeito recorrente às normas de trânsito que comprometem a fluidez e a segurança viária.

"A fiscalização de hoje é um claro exemplo do nosso compromisso contínuo com a ordem no trânsito e a segurança dos cidadãos de Manaus. Não é apenas sobre aplicar multas, mas sobre educar e conscientizar os motoristas para que respeitem as regras de estacionamento. Cada espaço ocupado de forma irregular pode significar um risco para a segurança ou um impedimento para a mobilidade urbana. Estamos aqui para garantir que as leis sejam cumpridas, assegurando assim uma cidade mais organizada e transitável para todos", enfatizou Stanley Ventilari, diretor de Operações do IMMU.

Entre as irregularidades mais flagradas estão veículos estacionados em locais proibidos, configurando não apenas uma infração, mas um risco à segurança, pois obstruem a visibilidade e o fluxo seguro de pedestres e outros veículos. A prática de estacionar em fila dupla, outra violação comum, cria obstáculos adicionais, especialmente em vias de grande circulação, prejudicando a mobilidade urbana e podendo causar congestionamentos.

Outro ponto crítico observado foi o desrespeito à distância mínima de cinco metros da esquina, ao estacionar. Essa medida é crucial para garantir que veículos em manobra possam ter visibilidade adequada, evitando colisões. Além disso, o estacionamento em vagas exclusivas para carro-forte e em áreas de estacionamento rotativo sem o devido pagamento ou autorização também foram alvo das autuações.

Essas ações de fiscalização são essenciais para assegurar a ordem no trânsito e a utilização democrática do espaço público. A Prefeitura de Manaus e o IMMU reforçam a necessidade de conscientização dos motoristas sobre as regras de estacionamento, visando não apenas evitar multas, mas principalmente promover um trânsito mais seguro e eficiente para todos. (Foto: divulgação)

Acritica.com (Manaus), 06/11/2023