China encontrou forma peculiar para lidar com estacionamentos incorretos

Em muitos países, estacionar incorretamente é punível com multa. O valor é pago e o infrator segue o seu caminho.

Contudo, a China achou que esse método era insuficiente e optou por um sistema com o qual expõe todos os motoristas que não respeitam as regras ao estacionar um veículo.

Tendo em conta a dimensão da China, não é claro que esta medida esteja a ser aplicada em todo o país, uma vez que existem diferentes regras de trânsito consoante a região. No entanto, algumas zonas começaram a aplicar uma punição insólita.

Como? Colocando grandes ventosas, semelhantes a um sifão, que, não impedindo a movimentação do veículo, torna evidente que o condutor está a cometer a infração. O objetivo desses dispositivos é apontar motoristas que não estacionaram corretamente... e deixá-los constrangidos.

A tática foi descoberta através da versão chinesa do TikTok. Um vídeo mostra agentes a colocar a ventosa num veículo mal estacionado.

No seu interior há um GPS e um cronómetro, que serve para acompanhar há quantos dias o sistema está ativo: dessa forma, é calculado o valor da multa financeira. Já segundo usuários do Reddit, este também vai rastrear o infrator caso ele não pague a multa. De notar que a ventosa só pode ser retirada quando for efetuado o pagamento correspondente. (Foto: divulgação/Reddit)

Notícias ao Minuto, 05/11/23