Setor de Serviços do Brasil vai a 51,0 pontos em outubro

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de Serviços, referente a outubro, foi a 51 pontos ante 48,7 registrados em setembro. O resultado ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, o que sugere aceleração da atividade econômica.

A retomada do crescimento das vendas e o aumento dos pedidos em atraso que ajudou na criação empregos contribuíram para o resultado no antepenúltimo mês de 2023.

Para a diretora associada econômica da S&P Global Pollyana de Lima, “o setor de serviços do Brasil voltou a crescer em outubro. A expansão da atividade de serviços foi moderada quando comparada àquelas observadas no segundo trimestre, porém a mais forte registrada desde então”.

“As pesquisas do PMI de outubro mostraram um resultado líquido positivo para a economia do setor privado brasileiro, já que a expansão na atividade de serviços foi mais do que suficiente para compensar outro enfraquecimento no lado do setor industrial. A melhoria na demanda por serviços sugeriu que o consumo privado e os investimentos em negócios mostraram sinais de resiliência”, prosseguiu.

“Além de ter sido a única impulsionadora de crescimento em outubro, a economia de serviços foi uma fonte de pressões sobre os preços. Os custos agregados dos insumos subiram acentuadamente mais uma vez, e à maior medida em quatro meses, com a inflação dos preços igualmente em ascensão. Esta é uma tendência preocupante pois, caso se mantenha, poderá levar o Banco Central a suspender os cortes nas taxas de juros em um momento em que despesas e investimentos poderiam receber um incentivo com novas reduções”, concluiu Lima.

REPÓRTER ADVFN,  06/11/2023

Categoria: Fique por Dentro