Às vésperas das férias de final de ano, seis lombadas eletrônicas implantadas na Via Anchieta - que liga São Paulo ao litoral - passam a multar os motoristas que excederem a velocidade máxima permitida, publicou o Jornal da Tarde. Os equipamentos estavam funcionando em esquema de testes e passaram a aplicar multas aos motoristas infratores desde o dia 6. Elas serão utilizadas para aumentar a fiscalização de velocidade no trecho de serra.
Segundo a concessionária Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, os equipamentos estão instalados nos kms 41, 42, 44, 47, 50 e 53 no sentido serra da pista e têm velocidade máxima entre 50 km/h e 60 km/h. A escolha do local de implantação das lombadas eletrônicas levou em consideração o número de ocorrências registradas no trecho de 15 km de serra. Informações da empresa dão conta que o trecho concentra 22% de todos os acidentes ocorridos na área de concessão - dos cerca de 176 administrados pela empresa. Concentra 41 curvas, algumas muito acentuadas como as localizadas nos kms 42, 44, 46 e 47.
As multas por excesso de velocidade variam de R$ 85,13 a R$ 574,62 e podem acarretar de quatro a sete pontos na carteira de motorista.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 7 de dezembro de 2007

Velocidade máxima na Via Anchieta pode minuir

A concessionária responsável pela Via Anchieta, Ecovias, enviou para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) um pedido para diminuir a velocidade máxima permitida na via, que é de 110 km/h, para 90 (...)

Álcool sobe 12,49% em novembro (06/12/2007)