Uma audiência pública realizada dia 4, na Câmara de Vereadores do Recife (PE), discutiu a falta de vagas para carros no Centro da cidade, por onde circulam diariamente cerca de 600 mil veículos. Os motoristas reclamam da dificuldade para estacionar. Um dos maiores problemas, segundo o site Notícias 360º, é que a maioria das vagas são reservadas para quem trabalha na Justiça, Ministério Público e Casa Militar.
Chamada de "Estacionamento no Recife: como retirar os veículos das vias públicas?", a audiência reuniu representantes da prefeitura, Estado, empresas, sindicatos e sociedade civil organizada, que procuram uma solução para que o trânsito possa fluir em Recife. "O estacionamento de pessoas que trabalham nas empresas, sejam públicas ou privadas, não deveria acontecer em vias públicas. A prioridade deve ser o visitante da empresa. Com isso nós incrementaríamos o movimento do comércio no Centro do Recife", afirma o presidente da Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara, vereador Luís Helvécio.
A audiência ocorre no período em que os parlamentares analisam o Plano Diretor da cidade. Antes mesmo das discussões, há medidas consideradas indispensáveis para melhorar a ocupação das vias. Nesse sentido, frisa Helvécio, percebe-se a necessidade de incentivo à construção de novas garagens nos edifícios residenciais e comerciais, assim como é preciso incentivar a construção de edifícios-garagem e a ocupação de terrenos como estacionamento.
Fonte: site Notícias 360º, 4 de dezembro de 2007

Lombadas passam a multar na Anchieta (07/12/2007)

Às vésperas das férias de final de ano, seis lombadas eletrônicas implantadas na Via Anchieta - que liga São Paulo ao litoral - passam a multar os motoristas que excederem a velocidade máxima permitid (...)

Velocidade máxima na Via Anchieta pode minuir