O superintendente regional da Infraero (estatal que administra os aeroportos) no Rio, Willer Furtado, afirmou dia 24 de março que a empresa quer cumprir uma meta de expansão para atender até 20 milhões de passageiros a partir de 2012 no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Segundo Furtado, atualmente o aeroporto tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros.
"Em 2009, o aeroporto fechou com menos de 12 milhões de passageiros e ele já tem uma capacidade hoje de 15 milhões. Até o final de 2012, nós vamos ter uma capacidade de atender 20 milhões de passageiros já de imediato com a conclusão das obras do terminal 2. O Aeroporto Internacional Tom Jobim tem hoje uma capacidade ociosa já instalada. Então, estamos preparados para receber mais voos", disse o superintendente.
Furtado participou dia 24 da reunião do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio, no centro da cidade. No encontro, ele apresentou um painel sobre os cinco principais aeroportos do Rio - Tom Jobim (Galeão), Santos Dumont, Macaé, Campos e Jacarepaguá -, pelos quais é responsável.
De acordo com o superintendente, as obras de expansão do aeroporto Tom Jobim são para atender aos grandes eventos previstos para os próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, além de atender a demanda crescente de usuários do transporte.
Cronograma
O cronograma de ações de revitalização do Galeão aponta que a meta de conclusão das obras vai até 2012. Nas obras do terminal 1 estão sendo investidos R$ 284 milhões e o término está previsto para setembro de 2012.
Já nas obras do terminal 2 estão sendo investidos R$ 383 milhões com término previsto para outubro de 2011. A otimização das áreas de estacionamento privado, através de concessão de área, tem o término previsto para fevereiro de 2011.
"Ali possivelmente terá dois ou três níveis subterrâneos (de estacionamento). Temos que refinar o estudo com soluções de engenharia. A própria Infraero elabora estudos com o seu corpo técnico", disse Furtado.
Fonte: Folha Online, 24 de março de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Vaga de meia hora e via celular (23/03/2010)

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, assinou dia 23 de março o decreto-lei que regulamenta a zona azul eletrônica e o fracionamento da hora do Cartão Joinville. Embora possa haver atraso, admite o (...)