Três estacionamentos devem ficar prontos até o fim de 2008; prefeitura quer a construção de outros três para suprir déficit de 5 mil vagas na região; projeto ajudará a revitalizar o centro.

A Prefeitura está finalizando os editais de licitação de um projeto para construir três garagens subterrâneas no centro até o fim de 2008, nos moldes das duas que existem hoje nas Clínicas e no Trianon.

Mais três garagens também devem ser licitadas ainda em 2007 e outros cinco locais são analisados. As garagens devem ajudar a desafogar o trânsito na região. Segundo estudos encomendados pela Prefeitura, o centro tem um déficit de 5 mil vagas nos horários de pico, suprido por mais de 450 pequenos estacionamentos.

"A maior parte é irregular, instalada em lojas que fecharam", diz Antônio Carlos de Camargo, diretor da consultoria Etep, que fez um dos estudos. "Os carros ficam estacionados um atrás do outro, as manobras são feitas na rua e colocam os pedestres em risco".

Para Marco Antonio Ramos de Almeida, superintendente da Associação Viva o Centro, o projeto vai contribuir para a revitalização da região. "As garagens vão diminuir o fluxo de carros, ampliar o espaço nas vias, melhorando o trânsito, e atrair mais moradores e empresas", diz. "Vai aumentar a competitividade do centro, ajudando a fixar mais empresas e moradores", diz, ressaltando que a falta de vagas afasta negócios.

Prazo

Como a Prefeitura aguarda o fim da análise de recursos para homologar o edital da licitação, Almeida acredita que o prazo de 2008 pode não ser cumprido. "Talvez fique um pouco apertado", diz. As garagens serão administradas por empresas privadas, em regime de concessão por 30 anos, e a tarifa não está definida.

Viva o Centro: "obra não atrai carros"

Em tempos de muitos alertas para os perigos da poluição e do aquecimento global, Marco Antonio Almeida, do Viva o Centro, não acredita que as garagens incentivem o uso de automóveis. "Uma empresa instalada aqui movimenta muito menos carros", diz. "O funcionário que hoje usa o automóvel para ir ao trabalho, se vier para cá, poderá usar a infra-estrutura de transportes da região, a melhor da cidade."

Fonte: Destak (São Paulo),25 de junho de 2007

Categoria: Mercado

Tempo de reformas nos shoppings

Expectativas de aumento da concorrência leva centros de compras a investir em modernização